Destaques
1 – ESTADOS UNIDOS MANTÊM TROPAS NO AFEGANISTÃO
2 – VENEZUELA: UMA NOVA CUBA
3 – DITADURA BOLIVARIANA: PERIGO PARA O BRASIL?
4 – CHILE APROVA MATANÇA DE INOCENTES
Para alternar entre os tópicos, utilize os botões “Anterior” e “Próximo” abaixo:
1ESTADOS UNIDOS MANTÊM TROPAS NO AFEGANISTÃO
Fonte “OESP” – 22-8-17
O presidente Trump anunciou em 21 de agosto último a intenção de manter as tropas americanas no Afeganistão, bem como aumento de pressão sobre o Paquistão para que impeça que terroristas usem seu território para combater o governo de Cabul.
O presidente americano ainda afirmou “não vou dizer quando vamos atacar, mas nós vamos atacar”.
2VENEZUELA: UMA NOVA CUBA
Fonte “O Globo” 19-8-17
Em entrevista para “O Globo”, o presidente do Legislativo da Venezuela, Julio Borges, perguntado se com a decisão da Assembléia Nacional Constituinte de assumir faculdades do Parlamento a Venezuela já deve ser considerada sob uma ditadura, respondeu: “Sim, isso confirma que vivemos uma ditadura. Foi mais um passo nesse sentido e o mundo deve nos apoiar”.
E acrescentou mais adiante: “O mais grave de tudo isso, é que está se instalando na Venezuela uma segunda Cuba, mas com petróleo, ouro e gás. Isso vai afetar todo o continente”.
3DITADURA BOLIVARIANA: PERIGO PARA O BRASIL?
Fonte “OESP” – 19 e 23-8-17
Tendo em vista o aumento da crise política na Venezuela, autoridades brasileiras resolveram reforçar a segurança dos funcionários que trabalham na embaixada do Brasil em Caracas colocando arames farpados nos muros, comprando dois carros blindados e aprimorando a comunicação.
Ao mesmo tempo a Casa Civil está preparando um plano de emergência com o apoio das Forças Armadas, para eventualmente retirar brasileiros da Venezuela, caso haja uma guerra civil.
Por outro lado, o Esquadrão Escorpião, da Ala 7 da Força Aérea, instalada em Boa Vista, vem fazendo há uma semana exercícios de treinamento de todos os pilotos do grupo de combate. O treinamento é anual, mas segundo um piloto da FAB, “nunca é rotineiro e não se pode negar que tem um ingrediente especial desta vez”.
Os exercícios durarão dois meses e neles os aviões recolhem dados e simulam bombardeios, por exemplo, a pontes e estradas.
O Exército também tem se mobilizado, reforçando procedimentos de controle na região.
4CHILE APROVA MATANÇA DE INOCENTES
Fonte “OESP” – 22-8-17
Um dos poucos países que ainda mantinha legislação contrária ao aborto de crianças do ventre materno – o Chile –, por decisão de seu Tribunal Constitucional, acaba de aprovar o aborto em certos casos: risco de morte para a mãe, inviabilidade fetal ou estupro.
A medida será promulgada pela presidente Michelle Bachelet nos próximos dias.