“Relatório divulgado nesta quinta-feira (5) pela Human Rights Watch com base em informações da Defensoria Pública da União (DPU) mostra que pelo menos 529 crianças e adolescentes venezuelanos cruzaram a fronteira com Roraima e chegaram ao Brasil desacompanhados”.
“Ainda de acordo com o relatório, quase 90% deles têm entre 13 e 17 anos e chegaram ao país entre o começo de maio e final de novembro deste ano”.
Muitos relataram que viajaram sozinhos, de carona, fugindo de situações de abuso e extrema pobreza na Venezuela”.
“É uma realidade dramática, pois essas crianças e adolescentes estão expostos a todos os tipos de abuso. Muitos na Venezuela sofriam maus-tratos, passavam fome ou trabalhavam em garimpos”, afirma César Muñoz, pesquisador sênior da Human Rights Watch no Brasil”.
* * *
Remove a Causa (Socialismo) que o efeito desaparece
Queremos estancar essa migração de venezuelanos em direção a Países vizinhos? Maduro e seus protetores internacionais — Rússia, Irã e China — são a verdadeira causa dessa violência às crianças e adolescentes.
Esperamos que o Uruguai e agora a Bolívia se alinhem ao Grupo de Lima na defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana e pressionam politicamente Maduro a renunciar ao Mandato — claramente contestado em sua honestidade e transparência.
Mas os socialistas são assim: produzem a pobreza e também destroem o Pais, como o fez o PT em seus 13 anos no Brasil.
De passagem lembramos que Dilma Roussef continua incólume … e o PSDB e PT foram os sustentáculos de Chaves e Maduro.
* * *
Em nota, a Casa Civil do governo Jair Bolsonaro contestou as informações. “O referido relatório da organização tenta responsabilizar os atores errados pelas condições de crianças e adolescentes”, diz o texto. “ A afirmação de que as ‘autoridades brasileiras não estão protegendo adequadamente as crianças e adolescentes’ é infundada”.
“A Operação Acolhida é um remédio paliativo para uma situação similar aos grandes deslocamentos populacionais causados por guerras. Nesse caso, a guerra se dá pelo governo socialista venezuelano contra seu próprio povo”. (https://valor.globo.com/politica/noticia/2019/12/05/brasil-nao-protege-adequadamente-criancas-refugiadas-da-venezuela-diz-ong.ghtml)
De pleno acordo: o Relatório da Human Rights deveria deveria incriminar Maduro, que é a causa dos males na Venezuela e, também, a causa da evasão de crianças e adolescentes.
OEA, ONU (UNICEF) e até o Vaticano continuarão em silêncio?
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/criancas-vieram-sozinhas-da-venezuela-ao-brasil/