Equador derrota projeto de aborto: vitória dos conservadores

1

O presidente do Equador, Lenin Moreno, vetou nesta sexta-feira um projeto de lei aprovado pelo Congresso para permitir o aborto em todos os casos de emergência médica.

Informa em.com.br: “Moreno “acaba de apresentar (perante a Assembleia Nacional) a objeção total ao projeto“, denominado Código Orgânico de Saúde (COS), informou a secretária jurídica da presidência, Johana Pesántez.”

Violência às objeções de consciência aos hospitais e médicos

A maioria dos deputados aprovou em agosto o texto, que considerava uma emergência obstétrica o aborto de qualquer tipo ou causa quando a gravidez comprometesse a saúde da mulher e do feto. Também proibia hospitais e médicos de negarem atendimento a este tipo de emergência, e os obrigava a “respeitar a confidencialidade, privacidade, o sigilo profissional e os direitos das mulheres”.

No Equador, um estado laico, o aborto só é permitido quando a mãe corre risco, com comprovação médica, ou se a gravidez for resultante de estupro de alguém com deficiência mental.

O projeto rejeitado pelo Executivo também fixava regras para o uso medicinal de cannabis, depois que o Legislativo aprovou, há um ano, reformas para regular a sua produção com fins terapêuticos.

Em sua objeção, Moreno expressou à Assembleia Nacional que “falta ao projeto de lei uma verdadeira atualização” dos códigos de saúde no momento em que se enfrenta uma pandemia, sem que o país conte com regras para “responder a este tipo de realidade”. O Parlamento equatoriano poderá retomar a análise do projeto de lei após um ano.

***

Essa é a segunda tentativa, em pouco tempo, de parlamentares pró aborto introduzirem a matança de inocentes no Equador. E, por ironia, o projeto chama-se Código Orgânico de Saúde.

O aborto é condenado pela Igreja e pelas Sagradas Escrituras. O mandamento é claro e direto: Não Matarás!

Nossos cumprimentos ao presidente Lenin Moreno.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/09/25/interna_internacional,1189138/equador-veta-projeto-para-permitir-aborto-em-casos-de-emergencia-medic.shtml

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelas as ações dos grupos conservadores e tradicionais do Equador impedindo que essa lei iníqua fosse aprovada. Que Nossa Senhora do Bom Sucesso proteja esta nação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui