1645: – Milagrosa vitória dos luso-brasileiros comandados pelo senhor de engenho e governador de Pernambuco João Fernandes Vieira, na Batalha do Monte das Tabocas contra os invasores holandeses no nordeste do Brasil. Segundo narra a tradição, durante os fortes combates surgiu uma Senhora com uma criança nos braços, que tinha ao lado um ancião barbudo. A crença popular os identificou como Nossa Senhora com o Menino Jesus e Santo Antão, que incentivavam e forneciam armas aos bravos soldados da Cruz. Daí surgiu o dito: “Em Tabocas o céu e a terra se uniram para gerar o Brasil”.
1914: – A Alemanha declara guerra à França, enquanto a Romênia declara sua neutralidade.
1941: – Em Münster, o bispo Clemens August Von Galen (1878-1946), beatificado por Bento XVI em 2005, denuncia do púlpito as práticas de eutanásia executada pelos nazistas contra os enfermos mentais alemães. Devido à sua intrepidez e coragem, ficou conhecido como “Leão de Münster”.
1958: – O primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus, torna-se o primeiro submarino a completar uma travessia submersa do Polo Norte.
1967: – A TFP chilena pede ao presidente Frei que proíba a instalação no Chile da OLAS, movimento promovido por Fidel Castro.
1984: – Num ato de autoritarismo, a Polícia Técnica Judicial venezuelana invade a Quinta Morela, sede da TFP em Caracas.
1988: – A Assembleia Nacional Constituinte do Brasil decreta o fim da censura e da tortura, além da volta das liberdades de expressão intelectual e de imprensa no país, o que dá novamente liberdade para a pregação esquerdista no país.