1870: – Durante a Guerra Franco-Prussiana, a Batalha de Sedan é travada, resultando em uma retumbante vitória prussiana.
1880: – O exército de Maomé Aiube Cã é derrotado pelos britânicos na Batalha de Candaar, terminando a Segunda Guerra Anglo-Afegã.
1917: – É proclamada a república na Rússia, abolindo a autocracia dos Czares, e preparando o terreno para a tomada de poder pelo Partido Bolchevique, de Vladimir Lenine. Este, com ferro e sangue, introduziu o comunismo no país, praga que durou oficialmente até 1991.
1939: – A Alemanha Nazista invade a Polônia, iniciando a fase europeia da Segunda Guerra Mundial.
– A Suíça mobiliza suas forças armadas, para uma eventual agressão do Eixo.
1964: – O católico progressista polonês Zbigniew Czajkowski, que havia atacado “A liberdade da Igreja no Estado Comunista”, responde à réplica do Prof. Plinio. Este por sua vez, lhe responde em Catolicismo de fevereiro de 1965.
1966: – É publicado na imprensa pela TFP chilena o manifesto “¿Ceder para no perder? o ¿Luchar para no perder?”
– O governo democrata-cristão de Frei dá ordem de expulsão do Dr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira do Chile, por ter escrito o Best-seller “Frei, o Kerensky chileno”.
1983: – Em plena Guerra Fria, o vôo 007 da Korean Air ingressa erroneamente no espaço aéreo soviético, e é derrubado por caças russos de combate. Morrem os 269 ocupantes. O Prof. Plinio escreve a respeito na Folha de São Paulo o artigo: “Raio que mata, mas esclarece”.
2005: – Francisco I permite aos sacerdotes absolverem do pecado do aborto durante o Jubileu desse ano. Antes isso era reservado somente aos bispos.