1870: – Num golpe de força, o Reino da Itália anexa os Estados Pontifícios. Estes, que se haviam mantido independentes de 756 a 1870 sob a direta autoridade civil dos Papas, tinha como capital Roma.
1934: – O rei da Iugoslávia Alexandre I e o Ministro das Relações Exteriores Louis Barthou, são assassinados em Marselha, pelo anarquista búlgaro Vlado Chernozemsky.
1964: – Durante o Concílio Vaticano II, os arcebispos D. Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D., e D. Marcel Lefebvre, entregam a Mons. Glorieux na Secretaria de Estado do Vaticano, um dossiê contendo as assinaturas de 454 bispos da magna assembleia, pedindo a condenação do comunismo pelo Concílio. A petição “sumiu”, e não teve futuro.
1970: – É publicada na Folha de São Paulo uma: “Análise, defesa e pedido de diálogo: Carta aberta da TFP ao Cardeal D. Eugênio Sales”, escrita pelo presidente do Conselho Nacional da TFP, Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, na qual é dito ao Primaz do Brasil que é “impossível discernir o que realmente o separa de [D. Helder Câmara]”, o Arcebispo Vermelho.
1998: – O Legislativo francês não admite a proposta do “casamento homossexual” (PACS). Na véspera, o premier Jospin responsabilizara a “secte brésilienne” (TFP francesa) pela campanha anti-PACS.
2009: – A TFP americana promove terços públicos simultaneamente em 4.337 locais do país.