Nova derrota da esquerda, em referendo, no Uruguai

0

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, derrota novamete a esquerda em um referendo importante para sua gestão. A midia não fala do Uruguai, indício de que a esquerda está sendo derrotada naquele País.



Lei de Consideração Urgente (LUC), vitoriosa

Duas derrotas da esquerda

Lacalle Pou disse neste domingo que a lei “foi pensada para o bem de todos os uruguaios”. Para a esquerda, reunida na Frente Ampla, força que governou o Uruguai por 15 anos até a chegada do atual presidente conservador, a lei omnibus representa uma grande derrota.

Por isso se opôs a ela no Congresso, mas sem conseguir quebrar a maioria da direita. Perdendo a batalha legislativa, a Frente Ampla conseguiu então reunir quase 800 mil assinaturas, um recorde na história do país sul-americano, para forçar o mecanismo constitucional de impugnação de uma lei e levá-la às urnas.

Nova derrota no plebiscito

Luis Lacalle Pou saiu vitorioso, ainda que justo, de uma dura disputa eleitoral com a Frente Ampla, principal força de oposição no Uruguai. 51,17% dos uruguaios votaram em referendo para não revogar 135 artigos de uma lei coletiva considerada vital pelo Executivo. A opção “não” superou a opção “sim” por 50.000 votos, o que pedia a anulação dos artigos. “O estágio passou”, disse o presidente Lacalle Pou na noite de domingo, assim que os resultados foram conhecidos.

Os uruguaios votaram pela não revogação de 135 artigos dos 476 que constituem a chamada Lei de Consideração Urgente (LUC), enviada por Luis Lacalle Pou no início de seu governo, há dois anos. A norma, considerada a base do programa da direita uruguaia, retoca dezenas de artigos de outras leis, que alteraram seu espírito original.

***

Numa linguagem direta a Lei de Consideração Urgente faz retroceder a esquerdização do Uruguai. Fica quebrada a hegemonia da Frente Ampla que teve apoio tupamaro. A legalização de drogas permitia a compra até em farmácias. O Uruguai deixa de ser um feudo da extrema esquerda.

O Uruguai pesa no Mercosul ao lado do Brasil e Paraguai. A Venezuela foi suspensa.

Fonte: https://elpais.com/internacional/2022-03-28/el-uruguayo-luis-lacalle-pou-derrota-a-la-izquierda-en-un-referendo-clave-para-su-gestion.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui