11 de Janeiro é festa de Nossa Senhora de Vetrana em Castellana Grotte, na Itália!
O óleo que ardia junto a imagem da Virgem fez cessar uma terrível epidemia.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 23 de dezembro de 1690, Castellana Grotte foi atingida por uma terrível peste, que lá chegou através de mercadorias contaminadas em um porto próximo.
A situação mudou na noite de 11 para 12 de janeiro de 1691, quando dois padres, Dom Giuseppe Gaetano Lanera e Dom Giosafat Pinto, rezaram incessantemente a Nossa Senhora para libertar a população daquele terrível flagelo.
Os dois sacerdotes haviam tido a mesma inspiração: ungir as feridas dos doentes com o óleo da lâmpada que ardia perpetuamente ao lado de um quadro da Santíssima Virgem. Além de ministrarem a benção, tudo o que tinha estado em contacto com a doença era queimado. E, a partir daquele 12 de janeiro, em Castellana, já ninguém morreu daquela doença.
Todos atribuíram o fim da epidemia como uma milagrosa intercessão da Virgem. Por isso, segundo algumas fontes, a palavra “Vetrana” seria um derivado de “veterana”, isto é, “antiga”, que era o termo com o qual a peste era identificada.
Como sinal de gratidão, o prefeito se comprometeu a solenizar a memória do milagre todos os anos no final de abril; embora, ainda hoje, o povo lembra o dia 11/01 como o dia da graça, e promove neste dia a festa do “Fanove” (fogueiras). Durante a noite, a região se transforma graças ao calor e às luzes das muitas fogueiras que são acesas às dezenas, em montes de lenha bem arranjados e em forma de cone, que ficam acesas até à manhã do dia 12.
Nossa Senhora de Vetrana, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-11-gennaio-1691-madonna-della-vetrana-castellana-grotte-bari-italia
Fontes de Imagens: https://biscobreak.altervista.org/2017/01/madonna-della-vetrana/