Sucata da frota chinesa pode levar a melhor sobre a indecisão de Obama

4
Joia da marinha chinesa, o Liaoning já foi sucata soviética e hotel flutuante
Joia da marinha chinesa, o Liaoning já foi sucata soviética e hotel flutuante

Acompanhado por um conjunto de especialistas do Pentágono, o secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, foi em visita oficial à China para conhecer a Marinha de guerra desse país, noticiou“Le Figaro” de Paris. 

Obviamente, a China exibiu o que tinha de melhor. Porém, os especialistas americanos ficaram admirados pela vetustez do único porta-aviões chinês – um enferrujado e abandonado navio de guerra soviético, reformado e modernizado por ordem de Pequim.

Eles também externaram a inexperiência de combate da marinha comunista. 

Porém, a China não cessa de provocar seus vizinhos no mar e propagandeia que está em condições de enfrentar de igual a igual os americanos.

O chefe do Pentágono foi o primeiro estrangeiro a abordar o porta-aviões Liaoning, a “joia” da marinha de guerra chinesa, que está muitas gerações atrás dos porta-aviões nucleares da US Navy. 

Um oficial americano da comitiva observou como o navio não era suficientemente rápido nem grande para se comparar com os americanos, apontou sua origem na sucata soviética e que já chegou a ser utilizado como hotel antes de ser desativado e readquirido pela China.

Helicóptero parte do Jinggangshan, nave para desembarco anfíbio. Inexperiência da marinha chinesa impressionou americanos
Helicóptero parte do Jinggangshan, nave para desembarco anfíbio.
Inexperiência da marinha chinesa impressionou americanos

O secretário de Defesa americano tentou apelar para o bom senso de Pequim, como se ele existisse na cúpula comunista, a fim de acalmar as tensões nas águas conflitivas do Mar da China. 

Mas o general Chang Wanquan, ministro chinês da Defesa retrucou no duro recriminando o apoio americano ao Japão e às Filipinas.

O general chinês também fincou o pé dizendo que seu país não fará “concessão alguma, nem compromisso nenhum, nem tratado que seja” na luta pela sua “soberania territorial” que exige a ocupação do mar dos vizinhos.

E ainda acrescentou, em tom ameaçador: “O exército chinês é capaz de se mobilizar no primeiro sinal, travar qualquer batalha e ganhar”.

Se tivéssemos que comparar as frotas pelo seu poder de fogo e experiência de combate, precisaríamos talvez conter o riso.

Porém, se fôssemos julgar pela incongruência e pusilanimidade que exibe o presidente Obama e a altivez que mostram os líderes comunistas de Pequim, é de se temer que o “tigre de papelão” naval chinês surpreenda feiamente os EUA. 

4 COMENTÁRIOS

  1. QUAL DIFERENÇA DO PT DESSE CASCUDO?
    Nenhuma; comunistas vivem e sobrevivem de chantagens, opressão, roubalheiras, tramas e falsas propagandas, sendo nisso incomparáveis, inimitáveis; nada assumem de erro; aliás, todos eles estão apenas nos outros.
    O comuna Obama, como todos eles da corriola só têm gogó, nada mais, a começar aqui do fanfarrão Lula, só conversa fiada, promessas, mentiras de manhã à noite.
    Onde está o trem-bala da Dilma? Aliás, Lula recomendou ir é de jegue!
    Ainda bem que o povo brasileiro está sentindo até nojo, asco, desse tal de PT, igual à sucata acima chinesa; todos, o mesmo fumo!!

  2. O Chuck Hagel foi à China em uma simples visita diplomática, porque o mundo desenvolvido sabe perfeitamente o armamento de cada qual.
    O que a China está tentando e conseguindo fazer, é tomar conta do mundo industrial, econômico e financeiro do planeta.
    Todos nós temos que aprender a lutar organizadamente contra o comunismo com as nossas armas do dia a dia, quer sejamos pequenos ou médios empresários, assalariados ou agricultores como eu. Os grandes empresários estão e continuarão alinhados com os interesses governamentais, quer sejam democráticos ou ditatoriais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui