No Römer (Paço Municipal) de Frankfurt am Main se realizava outrora a eleição dos Imperadores do Sacro Império Romano-Alemão.
Hoje o centro financeiro de Europa, com um dos maiores aeroportos da Alemanha, 240 bancos e os arranha-céus mais altos do continente.
O Römer é a sede histórica da Prefeitura da cidade cujos fundamentos remontam à época do domínio romano.
Mas, por ser o prédio mais antigo passou a acolher a sessão de eleição do imperador do Sacro Império Romano-Alemão.
Essa acontecia na atual Kaisersaal, ou Salão do Imperador, no segundo andar.
O eleito era sagrado depois na catedral de Aachen, mas comparecia na sacada para ser aclamado pelo povo reunido na praça onde hoje se faz o Mercado de Natal.
A aclamação popular era seguida por um carolíngio banquete de coroação.
Não eram épocas de complicadíssimos requintes, mas de abundâncias que falavam da dimensão das almas.
A grande sala está decorada com os retratos de 52 imperadores pintados ao longo dos séculos até o infeliz e anticatólico imperador Francisco II que abdicou em 1806 e dissolveu o Sacro Império.
Maravilhoso mercado de Natal
No maravilhoso Mercado de Natal diante do Römer, superabundam as melhores iguarias: presunto de Parma, fungos de todo tipo, trufas, caviar, frios, queixos, peixes e doces.
Bebe-se vinho de maçã (Apfelwein) e principalmente sidra em grandes jarras de cerâmica ou copos que se levam de lembrança.
Frank Wintler, dono da taberna Lorsbacher Tal [Vale Lorsbacher], explica que “as maçãs são colhidas a partir de agosto, e o suco fermenta até dezembro, quando é bebido bem fresco com queixo Handkäs, pão preto e manteiga”.
No Advento, sopa com veado e castanhas, ou pratos com pato e ganso. Cada época do ano traz seus produtos.
No Sul, veado e javali, e no Norte, peixe, principalmente arenque cru ou fritado, além de camarões do Mar do Norte sobre pão branco e molho rosa.
As linguiças tradicionais de todo tipo e cor, batatas em variadas apresentações, bem como repolho em quantidades superabundantes constituem a “santíssima trindade culinária germânica” ao alcance de todos.
A linguiça grossa de Berlim – a Bockwurst – com curry, Currywurst e Bratwurst, designa muitas variedades.
A linguiça branca de cordeiro vem da Baviera e é servida com pão preto no café da manhã, e mostarda doce com cerveja nos fins de semana.
Também com o tradicional Sauerkraut – chucrute vermelho e branco –, que é um ancestral método de conservação dos alimentos, cozinhados por fermentação.
O novo Imperador se dirigia em cortejo da catedral até o palácio medieval Römer, de cuja sacada jogava ao público moedas de ouro comemorativas de seu reinado.
Hoje, o Römer está primorosamente restaurado após os impiedosos bombardeios da II Guerra Mundial.
E, no início do período natalino, o povo ainda se concentra na mesma praça diante das autoridades que comparecem na sacada, e ovaciona simbolicamente a memória de Carlos Magno, como que clamando pela volta dele.