A Cristandade, modelo ultrapassado ou valor-farol para o futuro?

3
Duque Paulo de Oldenburgo

A pergunta em epigrafe foi o tema da conferência proferida pelo Duque Paulo de Oldenburgo, no último dia 3 de maio na Sede da Federação Pro-Europa Christiana em Bruxelas.

Mesmo com toda a crise moral pela qual o mundo está passando, a ideia de cristandade tem voltado a tona, reaparecendo nos discursos de importantes políticos, como da Chanceler alemã, Angela Merkel que durante um encontro de jovens da CDU aludiu ao fracasso do modelo multicultural alemão e ao fato de que os imigrantes devem ser integrados à sociedade alemã na medida em que a aceitem como cristã.

Foi nessa atmosfera que o Diretor do Bureau da FPEC Bruxelas expôs o tema aludido no titulo deste artigo. Orientando-se sobre os princípios de base que devem ser o fator de reconstruão da Civilização Cristã, o Duque conseguiu prender a atenção daquele auditório, composto por políticos, intelectuais de renome e membros da nobreza europeia.

Mostrando com exemplos atuais e inegáveis o total desvio de rota, ou melhor o extravio na marcha da outrora grandiosa Civilização Cristã, após mais de cinco séculos de ofensiva revolucionária, o conferencista conseguiu conscientizar o público sobre a real importância de nossa fidelidade integral aos valores que nos foram legados com a morte de Nosso Senhor e de como o católico deve honrar este nome com a militancia e o exemplo na vida civil.

O interesse do público presente foi tão grande que a exposição prolongou-se por mais de 30 minutos além do esperado, devido ao número de perguntas e intervenções.

No fim foi servido um cocktail nos salões da bela sede, onde os convidados continuaram em animada conversaça por mais duas horas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais do que nunca o homem precisa de Deus e nós continuamos tentando viver sem ELE,quando é que o mundo vai aprender uqe ELE criou tudo e ELE tem tudo o que precisamos inclusive a vida eterna.
    por que então o homem briga tanto por riquesa sendo que, quando morrer não leva nada,haja vista que o dinheiro no céu não tem valor algum pois lá as ruas são de ouro.È só ler o livro de Apocalipse.

  2. Raiz é raiz. A raiz histórica do Cristianismo sustenta a árvore nascida dograo de mostarda. Pode ser que estajam vendo as aves do ceu posarem nela, daí as palestras aludirem sobre o cristianismo. Li estes dias umafrease de um teólogo americano que disse: “se eu conversar com muçumano, espero que ao final da conversa estajamos os dois convertidos”

  3. Nada melhor do que um ilustre representante daqueles que constuiram uma verdadeira civilização para apontar os erros do presente e dar rumo ao futuro, congratulações ao Duque de Oldenburgo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui