Notícias UOL, Nações Unidas, 28 fev (EFE): “A resolução apresentada pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU e que pedia eleições livres na Venezuela foi vetada nesta quinta-feira pela Rússia e pela China, em uma votação na qual nove países respaldaram o plano de Washington, três o rejeitaram e outros três se abstiveram”.
Informa ainda UOL as palavras cínicas do embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya: “Pedimos aos membros do Conselho que não sejam cúmplices desta manobra polêmica e pedimos que votem contra o projeto dos Estados Unidos e que apoiem o nosso, que realmente quer ajudar o povo da Venezuela“1.
* * *
Notícia da G1.globo, 28 de fevereiro, informa que o projeto russo de apoio à Venezuela foi rejeitado porque não teve votos suficientes.
“O projeto dos Estados Unidos, que propunha iniciar um processo político que levaria o país latino-americano a eleições presidenciais, conseguiu o mínimo necessário de nove votos, forçando (sic) Moscou e Pequim a usarem seu poder de veto.
“O projeto americano dizia que o governo Maduro provocou um “colapso econômico“, que é necessário impedir uma deterioração maior da situação humanitária e pedia a “entrada sem entraves de ajuda” humanitária.
“Solicitava ainda a celebração de “eleições livres, justas e confiáveis” na presença de observadores internacionais e descrevia a última eleição de Maduro, em maio passado, como “nem livre, nem justa“.
“Também instava a apoiar “a restauração pacífica da democracia e do Estado de direito” na Venezuela e solicitava que o secretário-geral da ONU, António Guterres, negociasse um acordo para celebrar novas eleições neste país”2.
* * *
Comentários sobre a noticia:
- Rússia e China se tornam, portanto, cúmplices da tirania socialista de Maduro, e da perpetuação da miséria de milhões de venezuelanos.
- A violenta repressão do regime bolivarianista perpetrada contra venezuelanos, causando ferimentos graves e mortes – e impedindo a entrada da ajuda humanitária da qual o Brasil fazia parte — também acumula brasas nas cabeças de Putin e Xi Jinping.
- Se os ingênuos ainda continuarem a acreditar na bondade da Russia e China … Ninguém pode servir a dois senhores, ensina Nosso Senhor no Evangelho.
1 https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2019/02/28/russia-e-china-vetam-na-onu-resolucao-dos-eua-sobre-a-venezuela.htm