Minas é o estado mais seguro do Brasil, segundo Ministério da Justiça. Passou do 3o. lugar, em 2019, para o primeiro lugar em 2021. (1)
“Minas Gerais é o estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de janeiro a junho – fechando o primeiro semestre de 2021. A base de informações agrega estatísticas disponibilizadas pelas 27 unidades federativas brasileiras e tem, por finalidade, subsidiar a implementação de políticas públicas em segurança e defesa social.”
“O resultado é fruto de um trabalho integrado das Forças de Segurança. Um estado mais seguro significa, principalmente, um lugar melhor para se viver e com melhores perspectivas para os mineiros. O investidor também tem mais confiança para empreender aqui, gerando emprego e renda para a população”, afirma o governador Romeu Zema.”
***
Criminosos ou “supostos infratores”?
Lamentamos que CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DE MINAS GERAIS, em seu OF. CONEDH nº 80 -A/2021 não tenha enaltecido a segurança e os direitos humanos garantidos pela Secretaria de Segurança Pública na defesa da população mineira. Lembrou-se apenas de inquirir sobre “à morte de todos os supostos infratores” (sic) … que tinham fuzis, metralhadora ponto 50, granadas, explosivos, antecedentes criminais, munições e táticas sofisticadas de assalto.
Remeto os leitores ao Ofício SEJUSP/GAB nº. 63/2021, da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Minas Gerais, no qual encontrará a resposta ao CONEDH e o convite a participarem “de uma dessas operações especiais, para entenderem, como observadores, a realidade dos fatos, de forma a testemunharem que esses criminosos optam pelo confronto armado, ao invés de se entregarem à polícia.” (2)
Fonte: https://www.varginhaonline.com.br/193672/minas-e-o-estado-mais-seguro-do-brasil-segundo-ministerio-da-justica.html
(1) Agência Minas | 03/11/2021