Hoje transcrevemos os comentários do Prof. Plinio sobre o Veni Sancte Spiritus.
“De fato, ele é muito mais longo do que o texto de que temos neste momento. Aqui há apenas um resumo. A versão em português é a seguinte:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e neles acendei o fogo de vosso amor, Vós, que através da diversidade de todas as línguas, unistes todos os povos na unidade da Fé.
“Antífona – Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra”.
“Oração – Deus, que pela ilustração do Espírito Santo ensinastes os corações dos fiéis, concedei-nos de saborear no mesmo Espírito as coisas retas e gozar sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, assim seja”.
“Qual a doutrina que há aqui?
“Em primeiro lugar, aquilo que chamamos o bom espírito, o espírito reto, o espírito católico, o senso católico, isto é um dom de Deus. Não é uma coisa que o homem encontre com o mero exercício de sua inteligência, mas é algo que sua inteligência encontra movida e vivificada por um dom interno de Deus, que procede do Divino Espírito Santo. Razão pela qual essas coisas devemos pedir a Deus pela oração, com muita insistência, com muito empenho, com muita humildade, persuadidos que se não for por um dom celeste, não se conseguirá.
“O espírito católico e toda forma de bom movimento da alma em ordem à virtude sobrenatural, isto nos vem de Deus, nos vem da graça, a qual é preciso pedi-la. E não podemos ter a presunção de que o mero exercício de nossa inteligência é suficiente para chegar a esses resultados. Então, pedimos: “Vinde, Espírito Santo”.
Pedir que o Espírito Santo venha a nós com uma intensidade cada vez maior
“A ideia que está aqui colocada é de que a alma batizada é um templo do Espírito Santo.
“Temos de pedir que o Divino Espírito Santo venha a nós com uma intensidade cada vez maior, com uma plenitude cada vez maior, habitar dentro de nossa alma.
“E é pela habitação do Espírito Santo que nosso espírito se torna então capaz dos grandes pensamentos, das grandes volições, das grandes generosidades, das grandes percepções, das grandes resoluções, que sem vir o Espírito Santo é absolutamente inútil quando se trata da ordem da santificação e da Fé”. (…)
Texto integral e Áudio em mp3. https://pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_660312_Veni_Sancte_Spiritus.htm#.XmmGL6hKguU