Quando morreu Stalin [há exatos 70 anos], o pintor comunista Picasso fez dele o retrato que acima reproduzimos. “L’Humanité”, órgão vermelho de Paris, publicou o trabalho. Moscou entretanto o condenou porque segundo os cânones da arte comunista um retrato deve tanto quanto possível parecer-se com uma fotografia, evitando interpretações pessoais do artista. Estas interpretações exprimem uma mentalidade subjetivista e individualista, incompatível com o coletivismo socialista.
De fato, o rosto de Stalin, visto por Picasso, tem muito de subjetivo [quadro acima]. Mais real é a fotografia que dele se tirou em Teheran em 1943, ao lado de Roosevelt [foto ao lado]: dir-se-ia um porteiro de hotel endomingado em seu uniforme novo, ufano em tomar a fresca por uns minutos ao lado de um hóspede distinto, que consentiu em conversar um pouco com ele.
Os comunistas compreendem que um vasto sistema de idéias filosóficas, sociais e econômicas tem de dar necessariamente à arte um cunho próprio, que será bom ou mau conforme seja verdadeiro ou falso o sistema. E que o coletivismo tem de produzir em arte uma atitude peculiar.
Em “Ambientes, Costumes, Civilizações” temos procurado pôr em evidencia o mesmo princípio com relação ao Catolicismo. Nossa arte não pode ser a do comunismo, nem a do neopaganismo ocidental, pelo simples fato de que somos católicos. E, contudo esta secção encontra, ao par de tantos aplausos, tanta relutância oposta por espíritos deformados pelo liberalismo. Sirva-lhes pelo menos de lição a coerência de nossos adversários.
Ambientes Costumes Civilizações, Arte Contemporânea, Comunismo, Picasso, Roosevelt e Stalin