1099: – Durante a Primeira Cruzada, cerca de 15 mil soldados cristãos desfalecendo de fome e doentes iniciam o cerco de Jerusalém, marchando em procissão ao redor da cidade, enquanto os defensores muçulmanos assistem perplexos.
1497: – Vasco da Gama inicia a primeira viagem marítima da Europa à Índia.
1709: – Pedro, O Grande, czar da Rússia, derrota Carlos XII da Suécia na Batalha de Poltava, pondo fim à posição da Suécia como uma grande potência europeia.
1978: – Incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro provoca a perda de quase todo seu acervo.
1991: – Carta do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari a respeito da participação de Fidel Castro no Encontro Ibero-Americano de Guadalajara.
2004: – Na XXVI Cúpula dos Chefes de Estado, em Puerto Iguazú, na Argentina, o Mercosul, liderado pelos esquerdistas, aceita o ingresso do México e da Venezuela na qualidade de “sócios comerciais”.
2015: – Em La Paz, o presidente Evo Morales presenteia Francisco I com uma réplica do crucifixo feito pelo periodista, cineasta e sacerdote marxista Luís Epinal (1932-1980), assassinado em La Paz, que consistia numa cruz formada pela foice e o martelo, e um Cristo crucificado. Francisco estivera, no dia anterior, rezando no local onde foi achado o cadáver desse jesuíta blasfemo.