1709: – O padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão apresenta em Lisboa a D. João V o projeto da máquina voadora, na sala dos embaixadores da Casa da Índia, e larga no Terreiro do Paço. Ele inventa assim o balão de ar quente.
1793: – Têm início a insurreição de Lyon contra a Convenção revolucionária, no período do Terror.
1918: – A Batalha de Amiens dá início a uma série de vitórias quase contínuas dos Aliados, provocando o recuo nas linhas alemãs.
1929: – O dirigível alemão Graf Zepellin inicia um voo em volta do mundo
1945: – No fim da II Guerra Mundial nasce o Tribunal Militar Internacional, assinado pelas quatro potências (Estados Unidos, União Soviética, Grã Bretanha e França), referentes aos processos contra 24 proeminentes membros da liderança política, militar e econômica da Alemanha nazista. Ele terá lugar na cidade de Nuremberg, Alemanha, entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946.
1949: – A União Soviética detona sua primeira bomba atômica.
1986: – A TFP colombiana se dirige ao recém-eleito presidente da República, Virgílio Barco a carta aberta “Al desear êxito ao nuevo Gobierno, la TFP formula votos por la restauración del orden jurídico em el país”. O documento mostra que as concessões estimularam a guerrilha e lhe permitiram estabelecer novas formas de opressão.
1990: – O Iraque ocupa e anexa o Kuwait, antecedendo a Guerra do Golfo. O Reino Unido coloca forças aéreas e navais no Golfo Pérsico.
2008: – Na China, com a participação recorde de 204 países e apesar das carências de liberdade e respeito aos direitos humanos, é inaugurado em Pequim as XXVI Olimpíadas da era moderna, propagandística para esse país comunista.
2020: – Morre o controvertido bispo espanhol, D.Pedro Casaldáliga, um dos expoentes da Teologia da Libertação e do esquerdismo no seio da Igreja. Entre seus vários escritos subversivos, ele publicou em 1999 sua “Declaração de Amor à Revolução Total de Cuba”.