789: – Em Versalhes, nos primórdios da nefanda Revolução Francesa, constitui-se a Assembléia Nacional, como passo prévio para a criação de uma Constituição nacional revolucionária.
1790: – A Marinha Real Sueca captura um terço da frota russa no Mar Báltico, na Batalha de Svensksund.
1932: – As elites paulistas deflagram a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas. O movimento tem apoio das classes médias e do Mato Grosso. Após quase três meses de intensos combates nos quatro cantos do Estado, o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição dos paulistas.
1944: – As forças norte-americanos tomam Saipan, tornando as principais ilhas do Japão ao alcance dos bombardeiros B-29, causando a queda do governo Tojo.
1962: – O presidente João Goulart havia criado a Superintendência da Reforma Agrária (Supra), com “poderes especiais de desapropriação de terras”, segundo o decreto que a instituiu. Reagindo contra essa medida favorecedora do comunismo, o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira publica na imprensa uma “Carta aberta aos Poderes Públicos sobre a Reforma Agrária”.
1997: – Um Fokker 100 da linha aérea brasileira TAM lança o engenheiro Fernando Caldeira de Moura Campos a 2.400 metros de queda livre, após uma explosão que despressurizou a aeronave.
2000: – Em Roma, 70.000 entre homossexuais e simpatizantes desfilam durante a semana do Orgulho Homossexual mundial, com espantosas conivências e apoios eclesiásticos.