1415: – Dom Henriques, Duque de Viseu, derrota os muçulmanos na Batalha de Ceuta, conquistando a cidade de mesmo nome.
1792: – Durante a diabólica Revolução Francesa, é usada pela primeira vez a guilhotina, executando o monarquista Luís David Collenot.
1808: – As tropas britânicas e portuguesas lideradas pelo general Arthur Wellesley derrotam as forças francesas sob o comando do major-general Jean-Andoche Junot, perto da aldeia de Vimeiro.
1810: – João Batista Bernadotte, Marechal da França de Napoleão, é eleito pelo Parlamento da Suécia novo Príncipe Herdeiro do rei Carlos XIII, a quem sucederá iniciando nova dinastia.
1914: – As tropas alemãs fazem um bem-sucedido ataque através do Rio Sambre, que ficou conhecida como Batalha de Charleroi, impedindo uma ofensiva francesa na mesma área.
– Conclusão da Batalha de Cer, iniciada a 12 de agosto. As forças sérvias rechaçam as tropas austro-húngaras.
1968: – As forças comunistas do Pacto de Varsóvia invadem a Checoslováquia com 20 mil soldados e 5 mil tanques, produzindo 72 mortes e cerca de 700 feridos, pondo um brutal fim à “Primavera de Praga”.
1969: – Sofrendo neste dia o Marechal Costa e Silva, presidente do Brasil, uma trombose cerebral, um triunvirato militar assume o poder de 31 de agosto a 30 de outubro. Em 6 de outubro declararam extinto o mandato de Costa e Silva, que viria a falecer em 17 de dezembro. Foi sucedido por Emílio Garrastazu Médici.
2013: – A soldado americana Chelsea Elizabeth Manning, conhecida por seu nome masculino Bradley Manning, é condenada a 35 anos de prisão por filtrar, para a Wikileaks, mais de 750 mil documentos militares e diplomáticos classificados do Governo dos Estados Unidos.