1776: – Na Batalha de Long Island, na Guerra de Independência dos Estados Unidos, os britânicos obtêm uma esmagadora vitória sob as tropas americanas.
1828: – Nas conversações preliminares de paz entre o Império do Brasil e a Argentina no fim da Guerra Cisplatina, a República Oriental do Uruguai foi proclamada formalmente como nação independente e soberana pelos dois países. No Brasil o tratado foi ratificado em Carta de Lei no dia 30 seguinte.
1840: – São criadas no Brasil, as “Companhias de Aprendizes Nacionais”, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.
1916: – A Romênia declara guerra à Áustria-Hungria, entrando na guerra como uma das nações aliadas.
1991: – O presidente russo Mikail Gorbachev, que praticamente já não mais mandava, exorta às 15 repúblicas da União Soviética a conservarem a união militar e econômica, e anuncia a realização de eleições diretas e universais para a presidência da URSS.
2011: – Os Estados Unidos anunciam a morte, no Paquistão, do “número dois” da Al Qaeda, o líbio Atiyah Abdal Rahma.
2014: – Na Ucrânia, rebeldes pró-Rússia abrem novo corredor e conquistam Novoazovsk. Petro Poroshesko, Presidente da República, acusa a Rússia de enviar tropas aos rebeldes, e de ter levado a cabo a invasão.