1453: – A cidade de Constantinopla é tomada pelos turcos chefiados por Maomé II, pondo dessa forma fim ao Império Bizantino.
1791: – Durante a Revolução Francesa, pela primeira vez se usa o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, na Sociedade de Amigos dos Direitos Humanos, reunida para debater se cada soldado devia levar no peito uma placa com essas palavras.
1825: – Carlos X é coroado rei na Catedral de Reims.
1851: – O general argentino Justo José de Urquiza assina um tratado de aliança com o governo do Brasil e o da praça sitiada de Montevidéu, para acabar com o longo assédio que sofria essa cidade, e com a tirania do ditador argentino Rosas. Este seria derrotado no dia 3 de fevereiro de 1852, na Batalha de Caseros.
1879: – O Congresso Internacional de Geografia, celebrado em Paris, adota o projeto de Lesseps para a abertura do Canal de Suez.
1919: – Os cientistas Artur Eddington, desde a ilha de Príncipe, cerca da África, e André Crommelin, desde Sobral, no Brasil, comprovam e posteriormente confirmam a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, mediante a observação de um eclipse solar total.
1942: – A Real Força Aérea britânica lança seu primeiro e brutal bombardeio, com 1046 aviões e 1455 toneladas de bombas, sobre Colônia, destruindo 243 hectares de casas, matando 486 civis, e deixando desabrigadas 59 mil pessoas.
1961: – Pela primeira vez depois da II Guerra, a Republica Federal da Alemanha é autorizada, pelos aliados, a construir navios de guerra.
1969: – Estala em Córdoba, na Argentina, um movimento de agitação de estudantes e operários, conhecido como o “cordobazo”, que causou a morte de 14 pessoas.
1970: – É sequestrado e depois assassinado o ex-presidente argentino Pedro Eugênio Aramburu, por um grupo que se deu a conhecer pela primeira vez como os “Montoneros”.
1979: – A Casa Branca ordena que parem todos os aviões DC-10 da companhia McDonald Douglas, depois do desastre aéreo em Chicago, que provocou a morte a mais de 200 pessoas.
1985: – No estádio Rei Balduíno em Bruxelas, antes do começo da partida final da Copa Européia de Futebol entre o Liverpool e a Juventus de Turim, os torcedores ingleses provocam uma avalanche humana, que deixa um saldo de 39 mortos e 600 feridos. Ficou conhecida como a Tragédia de Heysel.
1986: – A nova bandeira da Comunidade Européia, um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul, é içada em frente à sede da Comissão, em Bruxelas.
– A TFP do Equador lança manifesto pela independência do Judiciário.
1988: – Começa em Moscou a quarta e última reunião de cúpula entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbatchov, na qual se assinou um acordo sobre a notificação prévia de lançamentos de mísseis intercontinentais, e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.
1990: – É publicado, no Washington Times, o manifesto da TFP americana: “Santo Padre, dizei uma palavra e a Lituânia será salva!”
1996: – Divórcio escandaloso do príncipe Andrew e Sarah Ferguson.
2001: – A União Européia define o quadro legal que obriga as entidades bancárias a fornecer dados de contas e transações, para efeitos de investigação criminal.
2005: – Os franceses rejeitam, em referendo, o Tratado Constitucional Europeu, com 54,87 por cento dos votos.
2006: – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assina um acordo de cooperação na área do desenvolvimento com a União Econômica e Monetária da África Ocidental.
2013: – Na Turquia, centenas de manifestantes acampam entre as árvores do parque Gezi, em Istambul, impedindo que escavadoras arrasem um dos últimos espaços verdes da cidade, para construir um centro comercial.