O Conselho Indigenista Missionário, Cimi, “é um organismo vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que há 48 anos atua em defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil”, afirma o seu Site oficial.
CIMI paga invasão de terra
Notícia do Correio do Estado: “O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) patrocinou a invasão à Fazenda do Inho, no dia 6 de março deste ano, por indígenas da etnia guarani-kaiowá. O órgão, ligado à Igreja Católica Apostólica Romana, bancou o fretamento de dois ônibus para garantir a ocupação e pagou R$ 20 mil pelas viagens.”
Na realidade é um órgão vinculado à CNBB e não representa o pensamento e a doutrina da Igreja Católica sobre as Missões, como veremos abaixo.
A notícia acrescenta que as “notas fiscais estão em poder da Polícia Civil de Rio Brilhante” que investiga o caso. (1)
O que faz aí a palavra missionário?
O que faz aí a palavra “missionário”? Tem algo a ver com a ação evangelizadora da Igreja, com o Mandato de Nosso Senhor “ide e evangelizai todos os povos”?
Percorri o Site do CIMI. Abri as várias secções, publicações. Nada fala sobre o tradicional conceito de missão, de evangelização.
O CIMI tem um conceito TL de Reino de Deus: “a construção de um mundo para todos, igualitário, democrático, pluricultural e em harmonia coma natureza, a caminho do Reino definitivo.” (2)
Catecismo, batísmo, crisma, matrimônio? O CIMI cuida de outras coisas … além de financiar essa invasão da fazenda Inho há outras denúncias de envolvimento do CIMI na violação do direito de propriedade.
Recordando, o que é Missão
Recorda o Prof. Plinio em seu atualíssimo livro Tribalismo Indígena, Ideal Comuno-missionário para o Brasil do século XXI:
“Na doutrina missiológica da Igreja, velha de cerca de vinte séculos, o conceito de Missão católica, seus fins e seus métodos, está perfeitamente definido.
“Missão vem do vocábulo latino “missio”, de “mitto”, isto é, “eu envio”. O missionário é pois um enviado (Bispo, Sacerdote – e, por extensão, também uma Religiosa ou um leigo).
“Enviado, o missionário o é pela Igreja, em nome de Jesus Cristo, a Quem representa junto a povos não católicos, com o fim de os trazer para a verdadeira Fé.” Baixe o pdf gratuitamente https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Tribalismo_c_capa_live_index.pdf
***
Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, evangelizadora de nossos índios, proteja o Brasil, proteja nossos povos indígenas contra essa doutrinação progressista que em nada conduz ao Reino de Cristo.
(1) https://correiodoestado.com.br/cidades/conselho-indigenista-missionario-patrocinou-invasao-de-fazenda-em-ms/414527/
(2) https://cimi.org.br/o-cimi/