Uma compilação de memórias de Plinio Corrêa de Oliveira com mais de 800 páginas traz pela primeira vez à tona detalhes inéditos sobre os primeiros embates, no Brasil, entre o catolicismo tradicional e o progressismo dito católico.
O livro, publicado sob o título “Minha Vida Pública”pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, revela a articulação, no ano de 1935, de uma congregação secreta de freiras, composta por moças da melhor sociedade de São Paulo, as quais foram formadas na mentalidade progressista por uma professora belga, Adèle de Loneux.
Este grupo foi a ponta de lança do movimento progressista em São Paulo, e desenvolveu uma campanha surda contra as Congregações Marianas e o grupo do jornal Legionário liderado por Plinio Corrêa de Oliveira.
Dr. Plinio afirma que o seu livro “Em Defesa da Ação Católica” teve como objetivo combater os desvios e a mentalidade errada observada nessas moças e em outros próceres progressistas, como Alceu Amoroso Lima (o Tristão de Athayde, da literatura). Essas pessoas estão no nascedouro dos tristes desvios da Ação Católica no Brasil, movimento que desaguou depois nas CEBs e na própria Teologia da Libertação.
Plinio Corrêa de Oliveira se refere também à estreita amizade que no início o ligava a Alceu Amoroso Lima. Esta amizade só se rompeu quando ele derivou rumo ao progressismo e se tornou o líder brasileiro da esquerda católica.
Outros fatos inéditos são detalhados, como as dificuldades colocadas por D. José Gaspar de Affonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo, para a publicação do livro “Em Defesa da Ação Católica”, obrigando a uma intervenção direta do Núncio D. Aloisi Masella [foto], que ordenou ao Arcebispo a liberação do livro.
Também é detalhado o vendaval que soprou sobre Dr. Plinio depois da designação para Arcebispo de São Paulo de D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, o qual moveu verdadeira perseguição contra o grupo do “Legionário”.
Documentos inéditos publicados no livro revelam ainda que Pio XII acompanhava atentamente a polêmica no Brasil, e em várias ocasiões tomou medidas que representaram apoio indireto, ou mesmo direto, à posição assumida pelo grupo do “Legionário”.
Mais fatos como estes vêm detalhados nessa obra, escrita em linguagem amena e coloquial, o que o torna de fácil leitura.
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Libro genial que confirma que las desviaciones de la accion catolica no solodesahogaron en las CBS sino en:
La CBS, en los V CELAM y en el Vaticano II en el cual como documenta el Profesor Mattei los principales protagonistas fueron de un lado ciertos obispos y teologos del Rhin Alweman que seguian las directrices de obispos revolucionarios de Brasil y de otra los Teologos de la International Coetus Patres influida porincipalmente por Don Plinio Correa de Oliveira y el legado del Obispo Castro Mayer del brasil.
Em evento recente no Club Homs, fui premiado com essa obra prima. Emito votos para replicar o precioso legado de doutor Plínio Correa de Oliveira, um dos maiores brasileiros de todos os tempos.
Parabens pelo Livro! esclarece muito a origem e desvios de muitos e como houve decalagens e polarizacao ao longo do tempo e como a Revolucao se utiliza nas horas chaves dos falcas-direitas.
Com essa recomendação_resumo de Frederico Viotti fica irresistível não comprar esse livro_documentário. Ainda mais com essa promoção. Ja tive oportunidade de ver partes desta publicação. Pela primeira vez arquivos particulares de Plinio Corrêa de Oliveira vêm a luz do dia. Considero a leitura indispensável àqueles que em nossos dias se perguntam: afinal essa crise na Igreja (crise progressista) não é o resultado de algo espontâneo. Ela é fruto de uma conjuração de clérigos e leigos que desde São Pio X pretendem transformar a Esposa Imaculada de Cristo — de uma beleza sem ruga nem mácula, como diz a Escritura — numa igreja_nova, ateia, igualitária e a serviço do comunismo. Não é isso mesmo a Teologia da Libertação???
Assim, resume o Prof Plinio:
“…o progressismo visa a realizar na sociedade espiritual reformas de
sentido muito análogo às que o esquerdismo tem por meta na sociedade temporal. Isso explica os pontos de convergência existentes entre progressistas católicos e esquerdistas católicos”.
Oportuno e necessário lançamento, vamos divulgar.
CostaMarques