Estamos no 13 de maio, primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima. A reforma de vida, pedida por Nossa Senhora, envolve primordialmente a conversão. A crise na Santa Igreja, levada a cabo pelo progressismo dito “católico” será abordada, nesse artigo, sob o prisma da anti sacralidade.
“Santo Tomás foi uma vez jantar ou almoçar com São Luiz. E, em dado momento, durante a conversa, ele entra em abstração e começou a pensar em algo diferente do assunto de que se falava. De repente, ele, homem corpulento, dá um murro na mesa, e interrompe sua abstração para dizer: “ergo concluso contra maniqueus” (portanto, está concluído contra os maniqueus). O argumento está montado para derrotar os maniqueus. Foi um acontecimento na mesa do Rei; mandou-se buscar gente para escrever o que Santo Tomás havia engendrado contra os maniqueus. E foi com certeza o acontecimento do dia no palácio, acontecimento que deve até ter sido comentado no conselho de Estado como o mais importante do dia, ou da semana, ou do mês: Frei Tomás encontrara um novo argumento contra os maniqueus.”
Foto à esquerda: “Autoridade, subordinação e “alienação” na Igreja Católica. No Mosteiro cisterciense de Poblet, na Espanha, Monges prosternados por terra fazem o mea culpa perante o Abade e o Capítulo.”
À direita: “Dominicanos vestindo batina efetuam uma manifestação de protesto diante do DOPS, em São Paulo. O traje eclesiástico os protege contra a prisão. É a hora em que a sacralidade é lembrada…” (1)
Se São Tomás estivesse entre nós, no século XXI, diria: tenho novo argumento contra a TL e o progressimo!
E o Prof. Plinio acrescenta: Por que São Luiz, rei de França, por que São Tomás “dava tanta importância a um novo argumento?”
“Porque eles compreendiam que um argumento a mais era uma arma definitiva a mais e que nada é mais importante do que um argumento novo. Este é o valor de um argumento na época em que as idéias, a lógica e as argumentações verdadeiramente tinham força.”
https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_1957_aulaigualitarismo01.htm
Nossa ajuda aos conservadores
Os valorosos e batalhadores da boa causa católica (antiprogressistas e anticomunistas), esparsos por esse País-continente, constituíram grupos atuantes na Terra de Santa Cruz.
O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira coloca a seu dispor as doutrinas da Contra-Revolução e a experiência acumulada de mais de meio século de batalhas contra o progressismo, contra o socialismo, contra o comunismo.
Nosso Congresso anual, em São Paulo, recebe jovens atuantes de suas respectivas cidades, que nos procuram para estreitar colaboração, permutar experiâncias, aprimorar os argumentos. https://ipco.org.br/simposio-internacional-comeca-hoje-assista-ao-vivo-como-derrotar-a-esquerda-em-2022/
O Site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira fornece matéria diária de formação religiosa (Santo do Dia), uma Resenha de acontecimentos históricos, análise de notícias que se sobressaem sobre a ótica que mais interessa aos conservadores.
Com uma mão, construir; com a outra, combater dentro da Moral e da Lei, os inimigos da Religião e da Pátria.
O terço e a espada bem simbolizam essa dupla modalidade de ação. Porta de entrada da Sede do Reino de Maria, São Paulo.
Com isso, entramos no tema da Sacralidade.
A Sacralidade, nova arma a ser inserida no movimento conservador
Vamos apresentar o tema Sacralidade como antítese do progressismo em matéria de paramentos, objetos religiosos, arquitetura, pintura, liturgia e é claro, doutrina.
O que é a sacralidade? “É aquilo de um objeto por onde se nota mais facilmente nele seu relacionamento com Deus, através de sua inserçäo no plano de Deus e através de sua semelhança com Deus.”
Como ensina São Boaventura:
“A Criação do mundo é como um livro no qual resplandece, manifesta-se e se lê a Trindade criadora em três graus de expressão, isto é, como vestígio, como imagem e como semelhança” (Sao Boaventura, Breviloquium, 2-12).
“Imagem e semelhança” aplicam-se somente aos homens, porque têm alma; “vestígios”, aos seres irracionais.
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Em outras palavras, continua o Prof. Plinio: “Sacral é tudo aquilo que, visto por algum ângulo, tem especiais qualidades para lembrar a Deus. Nem é visto por algum ângulo: tudo aquilo que tem especiais qualidades para lembrar os supremos atributos de Deus, isto é sacral.”
Ele complementa: “Agora, também apresentam certo aspecto de sacralidade aquilo que näo tendo aqueles atributos que especialmente lembram a Deus, tenham um lado por onde se considerando se chega até Deus.” (2)
Ou seja, seres que nos ajudam a lembrar de Deus, nos convidam a elevar até o Criador.
Sacralidade e anti sacralidade: tradicionalismo vs. progressismo
O progressismo pode ser definido, também, como a religião horizontal, da anti sacralidade.
Vamos a alguns exemplos que nos ajudam a compreender facilmente o caráter anti sacral do progressismo. Notadamente da TL.
Ensinam os progressistas que “A condição sacerdotal não mais se deve considerar sagrada, já que a sacralidade morre com a morte de todas as alienações.
“No modo de se apresentarem, de se trajarem e viverem, os Sacerdotes devem ser como quaisquer leigos, já que a esfera do sagrado, a que pertenciam, desapareceu, e eles se devem integrar sem reservas na esfera temporal. Analogamente se devem portar os Religiosos, se ainda houver os três votos de obediência, pobreza e castidade na Igreja desalienante e desalienada.” (3)
A “Igreja Nova” é anti sacral
A Igreja Nova, usava-se essa expressão logo após o Concílio, é horizontalista. A Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana é transcendente.
GRUPOS OCULTOS TRAMAM A SUBVERSÃO NA IGREJA
“No alto da Cruz, nosso Senhor Jesus Cristo não sofreu apenas em razão dos ultrajes morais e físicos que Lhe foram infligidos por seus algozes.
“Padeceu também na previsão de todos os pecados que se cometeriam até a consumação dos tempos. “Entre eles a trama secreta feita em poderosos meios católicos para “reformar” a Igreja – transformando-A em uma Igreja-Nova panteísta, desmitificada, dessacralizada, desalienada, igualitária, e posta a serviço do comunismo – constituiu por certo um dos mais atrozes tormentos de nosso Divino Redentor. Sim, d’Ele que ensinou por sua Vida, Paixão e Morte o contrário de todos esses erros clamorosos.”
O trecho acima inicia a publicação histórica da revista Catolicismo (maio-junho 1969) com ampla documentação sobre a infiltração progessista na Igreja. (4)
A TFP incumbiu-se de divulgar esse número especial com Caravanas de jovens que percorreram o território nacional.
“A a Igreja-Nova panteísta, desmitificada, dessacralizada, desalienada, igualitária, e posta a serviço do comunismo”.
Progressismo, TL, esquerdismo são as duas faces da mesma moeda. As CEBs, a CPT, parte da CNBB foram os maiores palanques do PT e o levaram ao Poder.
Voltando à tese do artigo
Vimos o conceito de Sacralidade: “É aquilo de um objeto (de uma pessoa, de uma civilização) por onde se nota mais facilmente nele seu relacionamento com Deus, através de sua inserçäo no plano de Deus e através de sua semelhança com Deus.”
Em outras palavras, continua o Prof. Plinio: “Sacral é tudo aquilo que, visto por algum ângulo, tem especiais qualidades para lembrar a Deus. Nem é visto por algum ângulo: tudo aquilo que tem especiais qualidades para lembrar os supremos atributos de Deus, isto é sacral.”
Em seguida, mostramos com fotos e textos que o progressismo tem uma doutrina nova, oposta ao ensinamento da Santa Igreja. E que um dos aspectos dessa doutrina é anti sacralidade.
Por fim, o convite ao conservadorismo católico de primar pela Fé, pela sã doutrina do Magistério, e nos esplendores litúrgicos, pela Sacralidade dos gestos, da liturgia, das músicas, do cerimonial, dos paramentos.
Uma missão importante dos conservadores católicos, batalhar pelo retorno da Sacralidade.
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A Sacralidade não é privativa da Ordem Espiritual. A Cristandade foi a sacralização da Ordem Temporal. Essa seria uma excelente abordagem do tema Sacralidade com vistas à formação dos conservadores católicos: “Se a Revolução é a desordem, a Contra-Revolução é a restauração da ordem. E por ordem entendemos a paz de Cristo no reino de Cristo. Ou seja, a civilização cristã, austera e hierárquica, fundamentalmente sacral, anti-igualitária e antiliberal.” (5)
Fica ai uma importante indicação à reação conservadora: assim como o progressismo e TL pregam o igualitarismo e tendem para o comunismo, nós, conservadores querem a civilização sacral, anti-igualitária e antiliberal.
Pretendemos voltar ao tema sobre a dessacralização levada a cabo pelo progressismo, uma meta a serviço da igualdade entre os homens e Deus. O conceito de Deus, na doutrina, na mentalidade dos progressistas não é um Ser eterno, transcendente, imutável, onipotente, onisciente.
Para os progressistas Deus não é um Ser impessoal, pelo contrário, está imanente na Criação.
Nossa Senhora Aparecida vele pela reação conservadora católica e a conduza às santas e sacrais aspirações que nos levam à santidade.
(1) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/livros/IDOC%20e%20Grupos%20Prof%C3%A9ticos(3).pdf
(2) Primeira Aula sobre Igualitarismo, anos 50 – Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
(3) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/livros/IDOC%20e%20Grupos%20Prof%C3%A9ticos(3).pdf
(4) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/livros/IDOC%20e%20Grupos%20Prof%C3%A9ticos(3).pdf
(5) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR_0202_reacao.htm