No transcurso do ano de 2009 foram feitos surpreendentes achados na imagem de Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela, por ocasião de trabalhos de restauração, segundo informou na época a agência Zenit.
As descobertas lembram as já feitas na imagem miraculosa de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, padroeira das Américas.
As informações foram dadas a público em roda de imprensa na sede da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), em 3 de setembro daquele ano.
A imagem de Nossa Senhora de Coromoto está ligada aos primórdios da evangelização do país.
Os fatos associados à sua origem falam também diretamente a cada país latino-americano.
A tradição religiosa
Pelo fim de 1651 e inícios de 1652, uma Bela Senhora apareceu ao cacique da tribo Coromoto e à sua mulher.
A Senhora envolta em luz disse na língua deles:“Ide à casa dos brancos, para que eles joguem água em vossas cabeças e assim possam ir para o Céu”.
A tribo obedeceu: abandonou a selva, recebeu a catequese, e um grande número de índios pediu o sacramento do Batismo se tornando católicos.
Entretanto, as tendências desregradas do cacique puxavam-no para voltar à vida selvagem.
Os instintos desordenados levavam-no a achar que perdera a liberdade.
Concebeu, então, a idéia de fugir para a selva e afundar de novo nos vícios do paganismo.
Quando estava para cometer esse projeto desvairado, na alvorada do 8 de setembro de 1652, a Bela Senhora voltou a aparecer para ele e sua mulher, além da cunhada Isabel e um filho dela.
O cacique, cegado pela ilusão da barbárie, pediu-lhe que o deixasse em paz.
Disse-lhe que não iria mais obedecê-la.
Nossa Senhora, então, entrou na choça sorrindo para os índios.
O cacique furioso pegou arco e flechas para matar a Nossa Senhora. Mas, Ela foi se aproximando e a armas caíram das mãos do selvagem.
O cacique não desistiu. Pegou a luminosa Senhora pelo braço para puxá-la fora da choça. Nessa hora, deu-se o milagre.
A brilhante Senhora desapareceu deixando na mão do chefe da tribo sua diminuta imagem.
O cacique Coromoto ficou com o punho fechado, dizendo que a tinha pegado. Enorme foi seu espanto quando, por fim, abrindo a mão, encontrou uma imagenzinha de Nossa Senhora coroada segurando o Menino Jesus, tal como tinha aparecido.
Naquele instante começou uma grande história de favores e milagres, de devoção e expansão da fé na Venezuela. Em 1942 a Virgem de Coromoto foi proclamada Padroeira do país.
Sua festa se comemora na mesma data da última aparição ao cacique: o 8 de setembro que é também dia da Natividade de Nossa Senhora.
A análise científica
A imagem é mínima: mede só 2,5 cm de altura por 2 cm de largura. Após 357 anos da aparição nunca foi objeto de nenhum análise nem restauração. Ela estava submetida a todos os fatores de deterioração e ação do tempo e o descuido ameaçavam-na.
A fundação venezuelana Maria Caminho a Jesus, com sede em Maracaíbo, promoveu a partir de 2002 uma campanha para restaurar a sagrada imagem.
O reitor do Santuário de Coromoto, monsenhor José Manuel Brito, aprovou o projeto e a equipe de especialistas que trabalhou no restauro.
Um laboratório foi montado especialmente perto do Santuário. Os restauradores Pablo Enrique González e Nancy Jiménez estiveram à testa de uma equipe de trabalho composta por 14 especialistas.
A supervisão foi de José Luis Matheus, diretor da Fundação Zuliana e monsenhor José Manuel Brito. Eles trabalharam de 9 a 15 de março de 2009.
Previa-se que o restauro duraria meses, pois a imagem estava colada na lupa instalada diante dela para vê-la melhor. Porém tudo correu mais rápido do imaginado e bem.
Ao longo do processo foram descobertos elementos desconhecidos.
A água empregada no tratamento saia sem bactérias e com um pH neutro, fato inexplicável para os cientistas.
A imagem, segundo Matheus, se mantém consistente, nítida e exibe suaves relevos. “A tinta se encontra por cima do algodão prensado e de textura rugosa” O trono da Virgem aparece claramente montado dentro de uma construção de taipa típica dos índios.
Foram detectados ainda outros símbolos que, segundo o antropólogo Nemesio Montiel, tem origem indígena como a própria coroa da Sagrada Imagem.
No microscópio foi possível identificar os olhos da Virgem. Eles medem aproximadamente 0,2 milímetros, porém pode se distinguir o desenho do iris. O fato desconcertou os especialistas, pois achavam que os olhos eram simples pontos.
Ainda mais, estudando o olho esquerdo através do microscópio puderam discernir um olho com características humanas. Nele os especialistas diferenciaram com clareza a órbita ocular, o conduto lacrimal, o iris e um pequeno ponto de luz nele.
Mas, a surpresa estava começando. Maximizando o ponto de luz os especialistas julgaram detectar uma figura humana que se assemelha muito à de um indígena.
A imagem está feita de uma espécie de compensado de algodão, material que humanamente não se entende que se mantenha intato após mais de três séculos e meio de exposição.
Até neste aspecto sem explicação a imagem de Nossa Senhora de Coromoto se assemelha à de Nossa Senhora de Guadalupe.
Veja acima o programa de TV venezuelana sobre a história e os achados na imagem de Nossa Senhora de Coromoto:
Oque Deus uniu o homem não separa!
Portanto , Maria foi e sempre será a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe também; queiram os protestantes ou não todos terão que aceitar chamar de “A Bem Aventurada”, pois o Senhor fez maravilhas nessa sua SERVA!
Nossa Senhora Rainha do Céu e da terra, interceda junto a seu filho Jesus por cada um de nós aqui na terra! Amém!
Vicente,
Loucura das loucuras é desprezar os sinais do céu, quando Deus mesmo se expressa de forma tão singela e não apenas nessa imagemzinha, mas em tantas outras pelo mundo afora e em todas as época de foma milagrosa e singela.
Veja que essa imagem, da mesmo forma que a imagem de Guadalupe não foi pintada por nenhuma mão humana, mas impressa de forma extraordinária e sobrenatural. Só para você ter uma idéia: a imagem de Guadalupe, impressa de forma milagrosa e estudada de todas as formas que a ciência pode, foi constatado que a pintura da inagem não está impressa diretamente sobre o tecido, mas ela flutua a alguns milésimos de distância do tecido… tecido esse, que também não teria condições de resistir ao tempo mais do que vinte anos, e já vão em torno de quinhentos anos.
Agora, se você quer acreditar, você acredita, porque a verdade está diante dos seus olhos, e se ainda tiver dúvidas, vá mesmo pesquisar os fatos mais de perto, pois o que a heresia protestante lhe ensina à respeito das santas imagens, isso sim, é obra de Satanás. E não adianta ler a Bíblia cegado pela visão demoníaca do protestantismo rebelde e herético, porque isso não vem de Deus. Agora, se diante dos fatos, mesmo assim, você preferir ainda acreditar nas mentiras do protestantismo que manipula a Bíblia e a distorce ao seu bel prazer, de acordo com as necessidades e a visão pessoal de cada “pastor”, a responsabilidade é toda sua. E lembre-se Deus irá lhe pedir contas de todas as ofensas contra a Sua Santíssima Mãe, a Vírgem Maria, Ela que se tornou por vontade do Altíssimo Templo da Santíssima Trindade, esse sim, não feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus. Acredite, seja fiel à Verdadeira e única Fé Católica de sempre e imutável, persevere até o fim em graça a santidade, e estaja realmente salvo, se assim o fizer, pois que FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO
Este é, sem dúvida, mais um engodo de satanás para manter os idólatras adorando a fictícia “nossa-senhora”, que é tão real quanto a mula-sem-cabeça, nada a ver com Maria, que jamais aceitaria para si toda a idolatria que é dirigida a “nossa-senhora”.
Eiah! peões tão achando dificil procurem seguir nos relatos recentes paranormais em todos os cantos do velho mundo exibindo os mais diversificados fenomenos engasgando a ciencia dos mais experimentados sabichões. Se há outros com poderes extraordinários neste mundo nos outros também podem haver manifestações para nossa civilização.Porque não?
Ave Maria !
É uma salvação que se obtém de modo diferente do que foi ensinado por Jesus Cristo, que nos disse: IDE por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem CRER e for batizado será salvo” (Marcos 16.15-16). Primeiro tem que CRER; e depois batizado. Em Deus não há incoerência.
O MAIS ESTRANHO DE TUDO ISTO, É QUE PESSOAS AINDA ACREDITAM NA MÍDIA! PORQUE NÃO CHAMAM A ATENÇÃO PARA ESTES MILAGRES? MAS, É ISTO MESMO, ESTE MUNDO JAZ NO MALIGNO, POBRES SÃO OS QUE SE ENTREGARAM AO MATERIALISMO DEIXANDO A REALIDADE DA ETERNIDADE DE LADO, OU SEGUNDO PLANO NA ESPERANÇA DE QUE DEUS TUDO PERDOA, SE ASSIM FOSSE, NÃO EXISTE LÓGICA ALGUMA NO SACRIFÍCIO DO REI JESUS. E AINDA, MUITOS ESTÃO EMBRIAGADOS COM AS HERESIAS DE LUTERO E ESPIRITISMO, E JA NÃO PODEM ADMIRAR A OBRA DE DEUS NA HUMANA PERFEITA, QUE COMO PROFETIZA DOS ÚLTIMOS TEMPOS, NOS TRAZ AS MENSAGENS URGENTES PARA CONVERSÃO, ENFIM A HISTÓRIA SE REPETE, AO MENOS DESTA VEZ SERÁ A ÚLTIMA, ASSIM, TEREMOS NOVOS CÉUS E UMA NOVA TERRA, POIS SE ASSIM NÃO FOSSE, SODOMA E GOMORA MERECE O PERDÃO!
É hora de pedir à essa padroeira que nos livre do mal; Chaves e seu chavismo.
Não conhecia a história desse milagre. Eu acho que mais uma prova de que Maria é nossa mãe e mãe dos que nascem nesta terra americanas. Uma proteção especial uma intercessora junto a Jesus nosso Deus.
Essa relíquia é de 1653 (!) e possui detalhes extraordinários. No mínimo é uma maravilha artística (e até o marxista mais materialista do mundo deve admitir) e, no máximo, uma obra feita pelo próprio Senhor Jesus.
Graças sejam dadas a Cristo e Sua Mãe, concebida sem pecado original!