Por vezes, o esquerdismo demagógico parece esquecer o raciocínio e cai em flagrantes ridículos.
É o caso, por exemplo, do slogan “Pátria ou abutres”, que o governo populista argentino mandou seus seguidores cantarem.
Num comício encomendado pelo governo de Cristina Kirchner e definido como “antioligárquico e anti-imperialista”, os diaristas do partido cantaram contra os “fundos abutres”.
Esta é a forma deselegante com que o governo argentino se refere aos fundos de investimentos que não aceitaram as reestruturações leoninas dos títulos da dívida pública.
Esses fundos obtiveram de tribunais internacionais o pagamento de seus títulos no valor integral de 2001, quando a Argentina deu o calote. O julgamento da Justiça desatou a cólera dos dirigentes socialo-populistas.
Os organizadores do comício contra os “abutres” também leram mensagem em que Lula declara “solidariedade” a seus amigos no conflito com os fundos, noticiou o “O Estado de S. Paulo” em 13-8-2014.
Por sua vez, os “abutres” – ou holdouts, numa linguagem mais correta – impetraram por via judicial o bloqueio de dinheiro do empresário Lázaro Báez, ligado ao casal Kirchner e seu ex-sócio em empreendimentos imobiliários obscuros na Patagônia.
Segundo a imprensa portenha, Báez foi beneficiado por obras públicas superfaturadas, realizadas por suas empreiteiras para o governo “anti-oligárquico”.
Só com o dinheiro de Báez os lesados pelo calote “anticapitalista” obteriam de volta o dinheiro que a Argentina não lhes pagou — US$ 1,33 bilhão — e que está difícil de recuperar pelos tribunais de Nova York (“O Estado de S. Paulo”, 14-8-2014).
E se Báez fosse o único!
Seria exagerado dizer que os “abutres” verdadeiros esvoaçam em torno da Casa Rosada, ministérios, governos provinciais, prefeituras peronistas, e até os filhos da presidente Cristina Kirchner.
Eles nem se dão ao trabalho de bater asas, ficando bem instalados nos sofás das dependências públicas, sempre diante de laptops cheios de números.
O mesmo jornal paulista havia informado que um abutre muito maior e mais determinado estava devorando a pasta de exportações de produtos brasileiros ao país vizinho.
O abutre despercebido pelo populismo também devora como carniça inúmeras empresas argentinas de tamanho médio e pequeno.
Trata-se da China, que está abafando a indústria e o comercio sul-americano.
A dependência de produtos chineses dobrou em seis anos, segundo estatísticas oficiais argentinas. A China já é o segundo maior exportador para a Argentina.
Pequim entra no mercado platino com bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens intermediários (manufaturados ou matérias-primas usados na produção de outros bens).
Contra a entrada da economia comunista chinesa não há cânticos “anti-imperialistas”. Pelo contrário, a Argentina declarou a China “aliada integral”, categoria até então só reservada ao Brasil.
Só cai no conto do vigário aquele que quer levar vantagens indevidas.
Agora a Sra.Kirchner quere dar uma prisão perpetua para o Juiz federal Dr.Bonadio, despreparados e “assombrados” com a realidade que eles mesmos instalaram no país, um bando de sem vergonhas e ex (?)terroristas que estão ajudando ao sr.lula no foro de São Paulo, assassinos que nunca foram julgados e que AFORTUNADAMENTE existem arquivos com os endereços exatos dos que acabaram com a vida do General do Exército Argentino Larrabure e muitas outras pessoas que pertenciam a força militar eles (terroristas) esqueceram de dizer que o Gral.larrabure foi amarrado de costas acima de uma mesa e que o seu pescoço era emborcado para abaixo por um peso que amarraram no seu cabelo igual tratamento fizeram com as suas pernas que com um peso pendurado e amarrado nos dedões do pé faziam que na dobra dos seus joelhos desse exatamente com o canto da mesa. No momento que acharam o corpo deste NOBRE CIDADÃO E PATRIOTA GENERAL DO EXÈRCITO ARGENTINO quem tinha a profissão de Engenheiro Químico a pesar de sua altura e tamanho físico seu cadáver só tinha 43 kilos. Olha aí pelos que pedem por “verdade e justiça”. ASSASINOS TERRORISTAS,JÁ VAMOS A ACERTAR COM CADA UM DE VOCÊS, SEM DOR NEM PIEDADE COMO VOCÊS FAZIAM !!
A China não possui uma “economia de mercado”, cujo trabalho escravo e sem direitos trabalhistas permitem que seus produtos seja mais baratos que o produzido no Brasil quebrando toda uma cadeia produtiva… mas ainda segundo a esquerda o perigo são os EUA que querem se apropriar do nosso petróleo, abrutes que querem destruir a petrobras.
Enquanto a China vai arrancar até a última gota de sangue da Argentina, os esquerdopatas portenhos bradam contra o “imperialismo”. Discurso bastante atual, se estivéssemos na década de 40 do século passado.