05 de Fevereiro é festa de ‘Santa Maria Nossa Mãe’ em Bivongi, na Itália. Quando grandes terremotos destruíram boa parte da Calábria, algumas cidades tiveram uma clara proteção da Santíssima Virgem; entre elas, Bivongi não teve nenhuma morte, e isso graças a sua padroeira, Maria Santíssima Nossa Mãe!
O grande terremoto de Reggio e Messina em 1783
«De repente, ouvi nas entranhas mais profundas da terra um estrondo horrível; um momento depois, a própria terra tremeu e tremeu horrivelmente.” Descreveu uma das testemunhas da maior catástrofe que atingiu o Sul da Itália no século XVIII.
Entre 5 de fevereiro e 28 de março de 1783, a Calábria foi atingida por uma sequência de terremotos; desses abalos sísmicos, cinco foram de alta magnitude. Somente entre 5 e 7 de fevereiro, foram registrados 949 tremores. Muitas edificações que permaneciam de pé após um primeiro tremor, muitas vezes desmoronavam com o segundo.
Os danos foram de extrema gravidade. Os efeitos iniciais de desmoronamento das casas eram seguidos por outras catástrofes como inundações, abertura de crateras e deslizamentos de terra. Os deslizamentos, por sua vez, obstruíam o curso dos riachos, dando origem a numerosos pântanos e modificando o curso dos rios. Em alguns lugares, correntes abundantes de água barrenta ou mesmo enormes jorros de 12 a 20 metros irromperam do solo. Esse evento abalou de tal forma toda a região, que mesmo algumas montanhas chegaram a ser separadas.
Ao fim desses eventos, mais de 180 cidades estavam totalmente ou quase totalmente destruídas. Até mesmo importantes centros como Messina, Reggio, Monteleone e Catanzaro sofreram graves destruições. E, em algumas cidades costeiras, os maremotos chegaram a causar uma taxa de mortalidade de 70% de sua população. No geral, o número de mortos foi estimado em cerca de 50.000 pessoas e os danos foram incalculáveis.
Uma clara intervenção de Nossa Senhora sobre algumas cidades
No entanto, apesar de tudo isso, algumas cidades hoje podem comemorar o fato de terem sido poupadas, ou menos agredidas, na ocasião. Sabendo que não há explicação científica para justificar isso, todos esses reconhecem agradecidos a seus santos padroeiros por tal proteção. Vejamos alguns exemplos:
Bivongi não sofreu nenhuma vítima. Por isso, todos os anos essa cidade promove uma grandiosa comemoração em 5 de fevereiro, um especial agradecimento a sua padroeira Maria Santíssima Mãe Nossa.
Aprigliano tem sua festa no mesmo dia, e sua festa é dirigida para Nossa Senhora das Graças.
No dia 07 de fevereiro, Soriano Calabro foi o epicentro de um dos mais fortes abalos sísmicos; no entanto, os efeitos foram proporcionalmente menos catastróficos que em outros lugares em termos de vítimas. Sempre no dia 7 de fevereiro, as festividades dessa cidade vão para Nossa Senhora do Rosário, com um evento chamado de “Festa do Flagelo”! Na ocasião do desastre, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e um milagroso quadro de São Domingos de Gusmão estavam entre as poucas coisas encontradas intactas.
Conflenti, também terá no dia 7 de fevereiro sua festa que será dirigida à Nossa Senhora da Graça do Carvalho de Visora. (Em breve, um artigo só sobre Ela e suas aparições!)
Fontes de Pesquisa: https://it.m.wikipedia.org/wiki/Terremoto_del_1783
https://it.m.wikipedia.org/wiki/Festa_di_Maria_SS._Mamma_Nostra
https://www.telemia.it/2023/02/bivongi-ricorda-il-miracolo-di-mamma-nostra-del-1783/
https://www.vibonesiamo.it/wordpress/2019/02/04/liberatrice-del-flagello/