Ativas organizações conservadoras dos mais variados pontos dos EUA se reuniram em Washington entre 7 a 9 de outubro para o sexto “Values Voter Summit”.
Temas de grande interesse foram abordados pelos conferencistas em palestras contra o aborto, contra o sistema de saúde socialista, contra o “casamento” homossexual e contra a aceitação de homossexuais nas Forças Armadas.
A TFP americana, através do seu setor TFP Student Action — que tem feito brilhantes e destemidas campanhas nos mais variados campus universitários daquele país em defesa dos valores morais e enfrentado com destemor agressões de homossexuais — manteve um stand muito bem equipado com vídeos, publicações e faixas como se vê nas fotos.
O dinamismo da conferência demonstrou como o movimento pelos Valores Morais nos EUA é o fruto de uma das mais nobres preocupações do país.
Esta iniciativa dos norte-americanos – com a qual a American TFP colabora habitualmente – nos faz lembrar a tese tantas vezes defendida pelo Prof Plinio Corrêa de Oliveira em escritos e conferências: o alicerce de toda civilização é a moralidade.Que importância pode haver para os nossos dias a busca dos valores morais?Vem ao caso recordar as palavras do Prof Plinio publicadas no Legionário, tido então como órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo:
“O alicerce de toda civilização é a moralidade. E quando uma civilização se edifica sobre os alicerces de uma moralidade frágil, quanto mais ela cresce, tanto mais se aproxima da ruína. É como uma torre que, assentando-se sobre alicerces insuficientes, ruirá desde que chegue a certa altura. Quanto mais se sobrepõem uns andares a outros, tanto mais está próxima sua ruína”. (in Legionário 27-9-1931).
Velheira? Conselhos ultrapassados? Poderia indagar alguém tomado pelas “novidades velhas” divulgadas por certa mídia.
Nos Estados Unidos de hoje a procura pelos valores morais é crescente. O recente Congresso em Washington cujas fotos estampamos bem o mostram. É crescente o número de jovens que se voltam para uma formação tradicional, contrários ao aborto e ao chamado “casamento” homossexual. Não houve até hoje um Estado da federação americana que introduzisse – por via de plebiscito – o tal “casamento” homossexual.
A participação dos jovens americanos na famosa Marcha pela Vida, em Washington, é maciça, totalizando não menos de 80%.
Quanta razão tinha o Prof Plinio ao escrever que o “alicerce da civilização é a moralidade”.
Neste mês de outubro marcado pela comemoração do dia 12, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, e do dia 13 – data da última aparição de Fátima – voltemos nossos olhos para a Providência Divina que inspire em todos os continentes uma verdadeira volta aos valores morais.
Li na Folha de São Paulo, de 16 de outubro, caderno A1, uma reportagem (Republicanos tomam bênção de eleitorado conservador em feira) sobre essa reunião e a foto do evento mostrando os jovens da TFP norte-americana.