19 de Janeiro é festa de Nossa Senhora da Pedreira em Marsala, na Itália. Um Surdo-mudo, um coxo e um cego são os três últimos a confiar que encontrarão uma imagem perdida de Nossa Senhora. Após o encontro dela, estes são três homens sãos!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 1514, Nossa Senhora apareceu em sonho ao padre Leonardo Savina, um frade agostiniano de Marsala. Nesta visão, a Virgem indicou ao sacerdote um local onde uma de suas imagens sagradas estava enterrada. Além de encontrar a imagem, a Santíssima Virgem lhe pediu que construísse uma capela naquele referido lugar.
No entanto, antes de Frei Savina tomar qualquer iniciativa, a Virgem lhe apareceu novamente repetindo o pedido. Desde então, durante o dia, o padre sempre ouvia a voz de Nossa Senhora, que lhe dizia: “Procure-me, procure-me, você me encontrará”. Aliás, é importante ressaltar, o padre Savina era surdo-mudo!
Com a ajuda dos fiéis, se iniciou a procura. Todavia, a área indicada era uma grande pedreira, difícil de ser escavada. Quatro anos de trabalho exaustivo se passaram, até que o povo desistiu, e desacreditou no padre. Por fim, apenas três permaneceram na procura, e os três com sérios problemas físicos e de saúde! Além do padre Savina, que era surdo-mudo, um era coxo e o outro um cego.
Finalmente, em 19 de janeiro de 1518, após a queda de uma pedra que cobria um poço oculto, lá foi encontrada a pequenina imagem de Nossa Senhora, dentro de uma gruta que o poço dava acesso. Já no momento da descoberta, ela passou a operar muitas curas milagrosas! Entre os curados, é claro, estavam os três que perseveraram até o fim. O padre Savina recuperou a audição e a voz, o coxo começou a andar direito, e o cego ganhou a visão.
Por várias vezes, tentou-se levar a imagem para a igreja do convento dos Agostinianos de Santa Oliva. Mas, como era naquela pedreira que ela pediu sua capela, ela sempre voltava milagrosamente para o exato local onde foi encontrada. A população decidiu, então, construir a capela dentro da própria gruta! Uma igreja subterrânea.
Em 6 de maio de 1788, ‘Madonna della Cava’ foi eleita e proclamada a principal padroeira de Marsala. Tal proteção se fez notar de forma especial em três ocasiões em que a cidade foi fortemente atingida por terremotos, a saber: em 1828, 1925 e 1968.
Em 1850 e em 1859, a igreja foi reconstruída, maior e mais majestosa, para melhor responder às novas necessidades; mas, dessa vez na superfície.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Marsala foi fortemente bombardeada pelos anglo-americanos. Em 11 de maio de 1943, uma bomba destruiu completamente a igreja, mas a imagem de Nossa Senhora da Pedreira foi encontrada intacta entre os escombros, apenas com alguns pequenos arranhões.
Nossa Senhora da Pedreira, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://it.wikipedia.org/wiki/Maria_Santissima_della_Cava_di_Marsala
https://www.santuaritaliani.it/santuario/madonna-della-cava-2/