18 de Fevereiro é festa de Nossa Senhora dos Remédios em Quezalguaque, na Nicarágua. Por três vezes a Virgem indicou o local onde queria ficar!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Conta a tradição, que há mais de 300 anos, um grupo que viajava de León ao Porto de El Realejo, passou por Quezalguaque carregando a imagem da Virgem dos Remédios. Este grupo resolveu descansar na cidade, passando a noite acampados próximos a um poço, onde arranjou-se um nicho para a sua imagem protetora. No entanto, ao despertarem no dia seguinte, a imagem havia sumido e não se pôde encontrá-la.
O grupo teve de seguir viajem sem sua imagem, mas, no retorno, passando pelo mesmo caminho, os viajantes ficaram surpresos ao reencontrar a Virgem perto do mesmo poço que ela havia desaparecido. Por certo, eles a teriam levado consigo se, na manhã seguinte, ela não tivesse voltado a desaparecer misteriosamente.
Passado mais algum tempo, os mesmos viajantes passaram por ali novamente, e o encontro e desaparecimento da imagem se repetiu pela terceira vez! Foi então que os donos da imagem decidiram deixá-la em Quezalguaque, pois estava mais que evidente que, por meio desses episódios, Nossa Senhora manifestava o desejo de a imagem ali permanecer.
Todo dia 18 de fevereiro, dia da festa, a imagem é levada à beira do poço do milagre, localizado a uns 120 metros do atual santuário. É costume entre os devotos, não apenas beber da água desse poço, mas também levar garrafas dessa água consigo para que a Virgem cure os enfermos de suas casas.
Nossa Senhora dos Remédios, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://www.mapanicaragua.com/it/cultura-di-quezalguaque/
https://www.canal4.com.ni/quezalguaque-nuestra-senora-remedios-consagrada-coronada/