Como a doutrina católica é a própria Verdade e o próprio Bem, quem a ama sem reservas deve amá-la como ela quer ser amada, isto é, com aquela ordenação sábia de caridade, que fazendo dela o centro de toda a vida e reconhecendo nela a fonte de todo o Bem, nem por isto, ou antes, exatamente por isto, dá a cada qual o que é seu.
De sorte que, quanto mais radicalmente católico se é, tanto mais se respeita, depois dos direitos de Deus, os direitos de todos os homens. Assim, não é possível que o amor entusiástico e sem limites à Igreja venha redundar em qualquer desordem. Este amor se confunde com a própria ordem.
Tal preliminar estabelecida, pode-se verificar que o sintoma mais característico do declínio do espírito católico em um povo é o declínio de seu ardor na defesa da pureza da doutrina.
Quando, em um movimento católico, qualquer que ele seja, a preocupação dominante é de ceder, de transigir, de calar, de acomodar a todo o preço acomodações que entretanto não têm preço, a situação é clara: há um processo espiritual análogo à tuberculose que mina a fundo o espírito religioso. Pelo contrário, quando o movimento se destaca por seu radicalismo, isto é, por sua sede de ortodoxia completa e minuciosa, de perfeição autêntica e sem “maquillage”, de senso profundo do sobrenatural que há na Igreja, não há esperanças que não se possam nutrir a respeito de tal movimento.
(*) Trecho extraído do periódico “O Legionário”, nº 429, 1º de dezembro de 1940.
Que tipo de pureza existe na igreja católica,? Será que vocês se esqueceram dos tempos da INQUISIÇÃO, TEMPO EM QUE A IGREJA CATÓLICA PERSEGUIU COM ÓDIO CRUEL AQUELES QUE ERAM CONTRÁRIOS AS SUAS DOUTRINAS HERÉTICAS? AS MILHARES DE PESSOAS INOCENTES, VERDADEIROS CRISTÃOS, QUE VOCÊS QUEIMARAM EM FOGUEIRAS EM PRAÇÃ PÚBLICA? E NÃO SÓ PROTESTANTES FORAM MORTOS AOS MIHARES POR ROMA CATÓLICA, MAS DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO QUE SE OPUNHA A VOCÊS? ONDE HÁ PUREZA NISSO? E AINDA, AS PERSEGUIÇOES PSICOLÓGICAS E MENTIRAS CONTRA OUTROS GRUPOS PROTESTANTES AINDA NOS DIAS DE HOJE?
Precisa estudar mais meu caro herético.
Análise perfeita! Desejo ardentemente que muita gente da Igreja leia isso. Membros da Hierarquia e os Fiéis Leigos (se são Católicos)…concordam perfeitamente com a reflexão feita aqui.