O declínio do espírito católico em um povo é o declínio de seu ardor na defesa da pureza da doutrina

    3
    nosso-senhor-com-o-chicote
    O zelo pelos direitos de Seu Pai, levou Nosso Senhor Jesus Cristo a expulsar os vendilhões do Templo [Foto Frederico Viotti]

    Como a doutrina católica é a própria Verdade e o próprio Bem, quem a ama sem reservas deve amá-la como ela quer ser amada, isto é, com aquela ordenação sábia de caridade, que fazendo dela o centro de toda a vida e reconhecendo nela a fonte de todo o Bem, nem por isto, ou antes, exatamente por isto, dá a cada qual o que é seu.

    De sorte que, quanto mais radicalmente católico se é, tanto mais se respeita, depois dos direitos de Deus, os direitos de todos os homens. Assim, não é possível que o amor entusiástico e sem limites à Igreja venha redundar em qualquer desordem. Este amor se confunde com a própria ordem.

    Tal preliminar estabelecida, pode-se verificar que o sintoma mais característico do declínio do espírito católico em um povo é o declínio de seu ardor na defesa da pureza da doutrina.

    Quando, em um movimento católico, qualquer que ele seja, a preocupação dominante é de ceder, de transigir, de calar, de acomodar a todo o preço acomodações que entretanto não têm preço, a situação é clara: há um processo espiritual análogo à tuberculose que mina a fundo o espírito religioso. Pelo contrário, quando o movimento se destaca por seu radicalismo, isto é, por sua sede de ortodoxia completa e minuciosa, de perfeição autêntica e sem “maquillage”, de senso profundo do sobrenatural que há na Igreja, não há esperanças que não se possam nutrir a respeito de tal movimento.


    (*) Trecho extraído do periódico “O Legionário”, nº 429, 1º de dezembro de 1940.

    3 COMENTÁRIOS

    1. Que tipo de pureza existe na igreja católica,? Será que vocês se esqueceram dos tempos da INQUISIÇÃO, TEMPO EM QUE A IGREJA CATÓLICA PERSEGUIU COM ÓDIO CRUEL AQUELES QUE ERAM CONTRÁRIOS AS SUAS DOUTRINAS HERÉTICAS? AS MILHARES DE PESSOAS INOCENTES, VERDADEIROS CRISTÃOS, QUE VOCÊS QUEIMARAM EM FOGUEIRAS EM PRAÇÃ PÚBLICA? E NÃO SÓ PROTESTANTES FORAM MORTOS AOS MIHARES POR ROMA CATÓLICA, MAS DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO QUE SE OPUNHA A VOCÊS? ONDE HÁ PUREZA NISSO? E AINDA, AS PERSEGUIÇOES PSICOLÓGICAS E MENTIRAS CONTRA OUTROS GRUPOS PROTESTANTES AINDA NOS DIAS DE HOJE?

    2. Análise perfeita! Desejo ardentemente que muita gente da Igreja leia isso. Membros da Hierarquia e os Fiéis Leigos (se são Católicos)…concordam perfeitamente com a reflexão feita aqui.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui