Pergunta — Têm-se publicado ultimamente na mídia algumas notícias sobre a questão dos OVNIs (Objetos voadores não identificados). Gostaria de conhecer o pensamento da Igreja Católica a respeito da possibilidade da existência de tais objetos, e também se nós, como católicos, podemos aceitar tal possibilidade de vida — como a concebemos aqui na Terra — em outros planetas.
Resposta — Deus é onipotente e tem o poder de fazer qualquer coisa que não envolva uma contradição lógica: por exemplo, um triângulo de quatro lados, como explica Santo Tomás de Aquino na Suma Teológica. Como criar vida não envolve uma contradição lógica, logo, em princípio, Deus pode criá-la em qualquer lugar onde Lhe aprouver, inclusive em outros planetas.
Do ponto de vista científico, em tese não seria contra a razão admitir que em outras partes do Universo possa haver alguma forma de vida orgânica. Também seria de se supor que essa vida orgânica teria a mesma composição química observada na Terra, com elementos como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio. Tais elementos químicos são comuns no Universo, o que falaria a favor da tese de haver condições propícias para a existência de vida “orgânica” em outros planetas.
Também se poderia admitir — sem entretanto nunca ter sido cientificamente comprovada — a tese da existência de vida orgânica extraterrestre, mais provavelmente sob a forma de organismos simples e unicelulares, que na Terra representam a grande maioria dos seres vivos, estando na base da cadeia alimentar que sustenta as formas de vida mais complexas. Certos organismos minúsculos — chamados extremófilos — podem de fato sobreviver em condições muito adversas. Por serem simples, essas criaturas poderiam — falamos sempre em tese — desenvolver-se em algum exoplaneta exterior ao sistema solar.
É indispensável ter muita cautela
Mas o problema que o nosso missivista levanta é outro, se pode haver outras formas de vida inteligente. Ele é levantado de tempos em tempos, quando surgem notícias sobre discos voadores.
A primeira coisa a se responder é que não há nenhum pronunciamento do Magistério da Igreja sobre essa possibilidade. Portanto, a questão pode ser discutida livremente, tomando o cuidado de fazê-lo numa abordagem verdadeiramente “católica”. Ou seja, diante de fenômenos anormais inexplicáveis pelos nossos atuais conhecimentos, devemos ter uma abertura muito cautelosa, não sendo ingênuos, nem duvidando a priori. Quando confrontados com milagres, profecias e experiências paranormais, os católicos devem considerá-los com interesse, procurar as possíveis explicações naturais e, não as encontrando, suspender o julgamento, porque pode haver uma explicação natural que ainda não conhecemos ou tratar-se de um fenômeno sobrenatural.
Mesmo diante dos fenômenos sobrenaturais nossa postura deve ser de cautela, porque um evento supostamente sobrenatural não é necessariamente de Deus, mas pode ter uma origem diabólica.
Uma das principais dificuldades em discutir a existência de inteligência extraterrestre é a disseminação de formas materialistas de pensar, sob o pressuposto de que o mundo material é um dado adquirido, e que todas as outras formas de inteligência devem interagir com o reino físico da mesma forma que nós. Ouvir possíveis comunicações alienígenas com um grande radiotelescópio é semelhante às tentativas de fotografar fantasmas ou de registrar sua passagem com um contador Geiger, ou ainda de fazer experimentos hospitalares para provar o poder da oração. Elas usam pressupostos, métodos e ferramentas errados.
Anjos podem assumir formas físicas
As explicações psicológicas — do tipo de que esses fenômenos são manifestações de uma suposta “alma do mundo” que nos conecta com o inconsciente coletivo — combinam com as teorias místicas da psicologia profunda de Carl Jung, como também com aquelas de alguns astrônomos e investigadores de OVNIs que julgavam impossível as naves se movimentarem conforme o relato dos que as viram, sugerindo tratar-se de manifestações de seres que interagiam numa dimensão intermediária entre a física e os fenômenos psíquicos. Os OVNIs seriam uma “manifestação psíquica”, uma espécie de “eco” ou projeção da realidade no mundo inconsciente.
Os autores de tais teorias e seus pesquisadores consideram que a maioria das pessoas religiosas são idiotas ou pobres ignorantes. Na verdade, os teólogos católicos entendem as realidades extra-humanas há muito tempo, assim como a influência de inteligências superiores sobre nós.
São Tomás de Aquino explica que os anjos são seres inteligentes não materiais. Eles não têm corpos e são pura inteligência. Entretanto, ele diz que os anjos podem assumir corpos físicos. Eles não assumem um corpo físico existente, mas “manipulam a matéria” de modo a assumir uma aparência física que é visível, mas consistente com o caráter angelical (Suma Teológica, I q. 51, art. 2).
Anjos no governo do universo
Os anjos, segundo São Tomás, assumem a forma física para comunicar a mensagem de Deus. Eles também são os principais agentes da ação de Deus no mundo. Assim, ele diz: “Embora a criatividade não possa pertencer a eles [já que somente Deus pode criar a partir do nada], os anjos são, no entanto, os principais ministros empregados por Deus no governo do universo, na garantia de Sua própria glória e na distribuição de Sua bondade a toda a criação”.
Emoutras palavras, os anjos são os “agentes secretos” de Deus no mundo, enviados para cumprir Suas ordens, comunicar-se conosco e zelar por nós.
Meta do demônio: afastar-nos de Deus
Em uma advertência de muitíssima atualidade, São Tomás também nos adverte que nem todos os anjos são bons, e que fenômenos notáveis podem ser produzidos pela ação de anjos maus. Ele diz que os anjos decaídos, ou demônios, não podem fazer milagres, mas podem produzir fenômenos que são reais e surpreendentes, para destruir ou enganar os humanos. Ele cita Santo Agostinho, para quem esses são “prodígios mentirosos que levarão a falsidade às pessoas que acreditam neles”.
Além do mais, Santo Tomás explica que o demônio pode manipular a percepção sensorial de uma pessoa, de modo que ela veja e ouça coisas que não existem, bem como formar uma imagem na sua imaginação e mexer assim com a sua mente, produzindo nela fenômenos estranhos.
A melhor explicação para os OVNIs e os supostos encontros com alienígenas seria a de que se trata de anjos decaídos que estão agindo no mundo, fazendo tudo o que podem para enganar os seres humanos e atraí-los para um sistema de crenças sem Deus, sem fé e sem as graças necessárias para a sua salvação. Se eles conseguirem enganar um povo com teorias de visitas alienígenas e visitantes extraterrestres, fazendo com que, fascinado por fenômenos paranormais, ele se afaste de Deus, terão sido bem-sucedidos em sua missão diabólica de enganar e destruir.
Qual deve ser a nossa resposta? Pedir o auxílio dos anjos, que são ministros da luz, enquanto os demônios são ministros do engano e da destruição, envolvidos em uma grande guerra cósmica da qual nós também fazemos parte. E, acima de tudo, invocar a Nossa Senhora enquanto Rainha dos Anjos.