O mês de outubro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, ganha novo realce com a aprovação pela Câmara Federal, em Brasilia do Dia Nacional do Rosário. O projeto de Lei 4943/23, de autoria da Deputada Simone Marquetto cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário. A proposta será enviada ao Senado, comenta ACIDITAL.
“Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso país e iremos resgatar nossa fé”, disse a deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora do projeto. (1)
O deputado Luiz Gastão (PSD -CE), relator do projeto de lei, disse que o rosário “é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil”. Segundo ele, “por séculos”, o rosário “tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”. (*)
Uma prática secular se amplia
É a São Domingos que se deve o Rosário como hoje o possuímos, bem como a propagação de devoção tão salutar. Foi o fundador dos Pregadores que aos Padre-Nossos e Ave-Marias, junto a meditação sobre as alegrias, dores e triunfos da Virgem Mãe nos deu o Santo Rosário.
"No século XIII os albigenses infestavam todo o norte da Itália e sul da França, afastando os fiéis da Igreja e colocando-os no caminho da perdição. Em vão pregou São Domingos contra os erros da heresia. Um dia em que orava angustiado à Virgem Mãe de Deus lhe viesse em auxílio na sua campanha pela Igreja e pelas almas, Maria Santíssima apareceu-lhe e ordenou-lhe que propagasse o Santo Rosário, como arma singular contra erros e vícios. E, realmente, a reza do SS. Rosário atraiu os fiéis às meditações dos mistérios da vida de Jesus Cristo e de Maria Santíssima, rezados pelos albigenses, meditação eficaz, pois seguiu-se-lhe um reflorescimento da Fé e melhoria dos costumes. Tornou-se então o Rosário a devoção popular, o ABC da salvação para os iletrados, o compendio prodigioso dos SS. Evangelhos e da vida católica para todos os fiéis." (2)
Resgatando o Brasil para Maria
Importa, pois, muitíssimo ao fiel honrar a Maria Santíssima com devoção terna, filial, sólida, utilizando os meios que melhor contribuam para manter em sua alma os sentimentos de amor verdadeiro e veneração profunda à Santa Mãe de Deus.
A História registra que depois da vitória de São Domingos (pregando o Rosário) sobre os albigenses, a Santa Igreja sempre recorreu a esta arma poderosíssima contra todos os seus inimigos. Além da vitória de Muret contra os albigenses (1213), protegeu o Santo Rosário as armas católicas contra os turcos em Lepanto (7 de outubro de 1571), em Viena (1683), em Ceuta (1697) e em outros pontos. (3)
A iniciativa da Deputada Simone Marquetto, a ação do relator deputaddo Luiz Gastão levaram a bom termo esse projeto de Lei instituindo o Dia Nacional do Rosário, a ser comemorado no 7 de outubro.
Aos católicos brasileiros cabe agora exercer seu direito — como eleitor — de pressionar os senhores senadores para a aprovação desse projeto. Vamos resgatar o Brasil para Maria Santíssima.
A recristianização da Terra de Santa Cruz, passa por Aparecida.
Mãos à obra, católicos brasileiros. Parabéns à deputada Simone Marquetto e ao Relator Luiz Gastão.
(1) https://www.acidigital.com/noticia/56561/camara-aprova-projeto-que-cria-o-dia-nacional-do-rosario-da-virgem-maria
(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_391001_Santo_Rosario.htm
(3) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_391001_Santo_Rosario.htm