O silêncio mal humorado da midia, com a derrota histórica da Frente Ampla, no Uruguai — Luis Lacalle Pou, é o novo Presidente — é um atestado desse grande revés das esquerdas na América do Sul.
Como se sabe o Uruguai de Tabaré Vasquez e Mujica liberaram a maconha para ser vendida em farmácias e, na política externa se recusou a fazer parte do Grupo de Lima — entende-se, são presidentes de esquerda, favoráveis a Maduro e simpatizantes do movimento terrorista tupamaro.
Auguramos que Lacalle Pou dê novos rumos à política externa do Uruguai desvinculando-o da aliança com Maduro, o verdugo da Venezuela. Também o governo de esquerda mexicano perde um aliado no Uruguai.
* * *
O Itamaraty, sob a nova orientação impulsionada pelo Chanceler Ernesto Araújo, com sua tradição diplomática reconhecida internacionalmente, saberá fazer as démarches junto ao presidente Lacalle a fim de favorecer a política anti bolivarianista nas Américas.
Lula, condenado pela 2a. vez, prisão em regime fechado
Os três desembargadores da 8a. Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4) condenaram por unanimidade nesta quarta-feira, 27, o ex-presidente Lula “por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do sítio de Atibaia. A pena do petista foi aumentada de 12 anos para 17 anos e um mês de prisão, em regime fechado”. (https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tribunal-unanime-impoe-a-lula-sua-mais-pesada-pena-na-lava-jato-17-anos-de-prisao/).
O TRF-4 referenda assim, a opinião da grande maioria dos brasileiros que se manifestou nas ruas, desde 2015.
De passagem, lembramos que Dilma Roussef, desbancada do Poder pelo povo brasileiro, continua sendo a grande Incólume. Por quê?
* * *
O Brasil, na gestão do PT, serviu de péssimo exemplo para as Nações da América do Sul: não só por suas alianças bolivarianistas, como também pela sustentação financeira e diplomática de Cuba, Venezuela, Bolívia.
Até Xi Jinping reconheceu o óbvio: o Brasil tem um grande peso no destino da América Latina. Nós somos mais ousados: ao Brasil cabe um papel especial no concerto mundial das Nações.
Saibamos afirmar nossa independência, nossa soberania e nossa altivez diante de cobiças internacionais seja da ONU, seja da China comunista.
* * *
O Brasil ainda será um grande País. O Cristo Redentor, no alto do Corcovado, e Nossa Senhora Aparecida velem pela missão Providencial dessa Terra de Santa Cruz.