Nascido em Ponte Nova (MG), faleceu de causas naturais em São Paulo aos 77 anos (24-5-1947 – 27-6-2024) o advogado Carlos Eduardo Sodré Lanna, destacado colaborador de Catolicismo e da Agência Boa Imprensa, particularmente em matérias relativas à vocação providencial do Brasil desde os seus primórdios, incorporadas no livro Legendas épicas e curiosidades na história do Brasil, escrito em coautoria com o jornalista Nelson Ramos Barretto.
Fez o curso ginasial no Colégio Dom Helvécio, dos padres salesianos de sua cidade natal, continuou o científico no Colégio Arnaldo de Belo Horizonte e cursou Direito na UFMG.
Filiou-se à Congregação Mariana Universitária da Basílica Nossa Senhora de Lourdes e, mais tarde, consagrou sua vida à defesa da Civilização Cristã como discípulo de Plinio Corrêa de Oliveira, primeiro enquanto cooperador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e, após o falecimento do seu fundador, no Instituto que leva seu nome. Percorreu incansavelmente todo o País, procurando articular os fazendeiros na defesa da propriedade privada e da livre iniciativa, denunciando os hoje tão notórios malefícios da Reforma Agrária socialista e confiscatória.
Dotado de grande senso psicológico, gostava de viajar para observar as diferenças de alma dos povos e de conversar com pessoas de todas as condições para conferir e enriquecer suas impressões, que depois transmitia aos seus íntimos em prolongadas e animadas conversas, pontilhadas de interessantes análises de opinião pública. Apaixonado pela política, raramente errava nos seus prognósticos.
Dotado de uma profunda fé católica e de uma devoção muito filial a Nossa Senhora, seu exterior escondia uma alma de grande quilate, muito maravilhavel, cujas intuições ele não conseguia explicitar inteiramente para si mesmo nem transmitir em palavras aos demais, pelo que sua personalidade era aureolada de um fundo de mistério meio inaccessível, malgrado sua proverbial despretensão.
Carlos Eduardo nos deu o bom exemplo do soldado de Cristo que combateu o bom combate e correu a carreira inteira, guardando íntegra a fé. Que Deus o tenha em sua glória!